1 ano de pandemia: Vicentino, seu compromisso é notável

0
2867

Apesar do confinamento e de uma situação de crise sem precedentes, a SSVP se adaptou muito rapidamente e foi até mesmo abordada por outras associações ou comunidades para preencher as lacunas. Prova, se necessário, do reconhecimento da sua experiência e da eficiência dos seus membros. 

Quais são as suas especificidades que permitiram aos seus voluntários “simplesmente estarem presentes”?  

Uma vocação específica

Fé, esperança e caridade. Essas virtudes teológicas constituem os pilares da regra vicentina: “A vocação dos membros da Sociedade, os vicentinos, é seguir a Cristo servindo aos necessitados e assim testemunhar seu amor libertador cheio de ternura e amor. O vicentino serve na esperança”. (Artigo 1.2).

Capacidade de resposta adaptada à situação

Desde o início da crise, a SSVP tem se comunicado constantemente para compartilhar diariamente as iniciativas de solidariedade dos vicentinos que se organizaram, comunicando e estabelecendo uma justa distribuição de tarefas, dedicando os mais velhos à manutenção das relações com menor exposição e mobilizando os jovens para visitas a campo.

Antecipação do “depois”

A SSVP mantém-se atenta ao período, para tirar todas as lições necessárias e continuar reinventando-se conforme o cenário se altera.

Um forte compromisso

A nossa especificidade é a nossa convicção, esta pequena chama além disso que nos torna os pequenos braços musculosos do Senhor. Isso é o que mais nos move e talvez nos distinga de outras associações. Nosso compromisso é profundo e permite que a gente se mobilize mesmo em caso de dificuldades. Os confrades mostram sua dedicação no contato pessoal. Já que o distanciamento físico não significa distanciamento social, os vicentinos esforçam-se em sua imaginação para manter o vínculo junto aos assistidos.

Auxílio

Este princípio promove a criatividade e a proximidade das ações. No campo, os vicentinos já conhecem as necessidades e os parceiros. A autonomia e flexibilidade das Conferências permitem uma maior adaptabilidade às necessidades.

Uma reputação

O seu sentido de compromisso e a sua experiência tornam-nos parceiros em quem as comunidades, paróquias e estruturas sociais podem confiar de forma eficaz.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY