Jovens Vicentinos rumo ao Jubileu da Juventude 2025: um convite à fé e à esperança

0
1318
Evento mundial reunirá jovens em Roma e representantes da SSVP Brasil marcarão presença

O Jubileu da Juventude 2025 promete ser um momento marcante para a juventude católica de todo o mundo. O evento, que acontecerá entre os dias 28 de julho e 3 de agosto em Roma, será uma oportunidade única de vivência espiritual, troca de experiências e fortalecimento da fé. A SSVP Brasil estará presente por meio de representantes do Conselho Nacional do Brasil (CNB), que participarão das atividades promovidas pelo III Encontro Internacional de Coordenadores Nacionais de Jovens da SSVP, programado para ocorrer durante a mesma semana do Jubileu.

Apesar de não organizar caravanas ou grupos para o evento, o CNB incentiva os jovens vicentinos a se mobilizarem para participar. O Jubileu dos Jovens, realizado a cada 25 anos, será um momento de celebração, reflexão e compromisso com a transformação social, abordando temas como inclusão, diversidade, responsabilidade social e evangelização digital.

Um evento histórico para a Juventude Vicentina

Entre os momentos mais aguardados do Jubileu de 2025 está a canonização do Beato Pier Giorgio Frassati, patrono do Jovem Vicentino da SSVP. Reconhecido por sua dedicação aos pobres e sua fé inabalável, Frassati é um modelo de santidade acessível a todos os jovens que desejam viver plenamente o carisma vicentino.

Para Geyson Tôrres, Coordenador Nacional da Juventude da SSVP Brasil, esse será um momento de profunda inspiração. “Estar em comunhão com toda a Igreja no Jubileu da Juventude já é especial, mas a canonização do nosso patrono torna tudo ainda mais significativo. O exemplo de Pier Giorgio Frassati nos mostra que vale a pena ser jovem, vale a pena ser Vicentino, e que a santidade é possível para nós também.”

Jovens de Patos de Minas se organizam para o Jubileu

Inspirados pela mensagem do Jubileu, um grupo de nove jovens vicentinos da área do Conselho Metropolitano de Patos de Minas está se organizando para participar do evento. A iniciativa surgiu durante o Fórum Nacional da Juventude da SSVP em 2024, quando os jovens decidiram, movidos pela “esperança que não decepciona”, lutar para viver esse momento histórico da Igreja.

Camila Helena de Sousa Caetano, Coordenadora do Decom do Conselho Central (CC) de Patos de Minas e Secretária do grupo Serviens in Spe rumo ao Jubileu, destaca a importância desse evento: “nosso principal objetivo é viver a plenitude da nossa fé e testemunhar a canonização de um jovem santo, um santo jovem e vicentino: Pier Giorgio Frassati.”

A jornada para chegar ao Jubileu tem sido desafiadora, mas também repleta de aprendizados. Para viabilizar a viagem, os jovens organizaram diversas atividades de arrecadação de fundos, como bazares, rifas e venda de artigos religiosos. Além disso, criaram a “Capela Peregrina”, iniciativa que propaga a história dos jovens santos e fortalece a esperança vicentina na região.

O grupo também tem se preparado espiritualmente, participando das atividades propostas pelo Papa Francisco para o Ano Jubilar e promovendo momentos de oração conjunta. “Esperamos que o Jubileu seja tudo aquilo que o Papa idealizou e que possamos viver esse momento com plenitude, permitindo que Deus realize Sua vontade em nós”, afirma Camila.

Um convite à juventude vicentina

A participação no Jubileu da Juventude é uma oportunidade singular de encontro com jovens de todo o mundo, fortalecendo a caminhada na fé e a identidade vicentina. Ainda que o CNB não organize grupos, a SSVP Brasil incentiva que os jovens se mobilizem localmente para vivenciar esse momento especial.Para acompanhar a jornada do grupo de Patos de Minas rumo ao Jubileu, basta seguir o perfil no Instagram: @serviensinsperumoaojubileu.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY