Milhares de pessoas no mundo dedicam as vidas delas inteiramente a Deus. São consagrados e consagradas. Homens e mulheres que servem com alegria, entusiasmo e se empenham pela construção do Reino de Deus na terra. E para homenageá-los – além de suscitar na comunidade novas vocações – a Igreja tem uma data para evidenciá-los: hoje, 2 de fevereiro, Dia Mundial da Vida Consagrada.

A celebração coincide com a festa da Apresentação de Jesus no Templo. A data é comemorada pela 22ª vez. O início da celebração foi com o papa João Paulo II, após a publicação da Exortação Apostólica Pós-sinodal ‘Vita consecrata’ (1997), que propõe uma reflexão sobre a vida consagrada e a missão dela na Igreja e no mundo.

Na edição janeiro/fevereiro da revista Boletim Brasileiro, há uma reportagem especial sobre vicentinos que se tornaram consagrados. Dentre os entrevistados está o bispo da Diocese de Luz (MG), Dom José Aristeu Vieira. Ele é padre diocesano, mas por meio dos trabalhos desenvolvidos enquanto frequentava as Conferências Vicentinas, aprendeu a amar incondicionalmente os Pobres, por isso, hoje, é muito engajado em causas sociais.

MENSAGEM DO ASSESSOR ESPIRITUAL

O assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP), padre Alexandre Nahas Franco (Congregação da Missão-CM), vê a celebração do Dia Mundial da Vida Consagrada como uma forma de agradecer a Deus pelas vocações:

Padre Alexandre Nahass Franco
Padre Alexandre Nahass Franco

“Hoje, rendemos graças ao Senhor pelo Dom da Vida Consagrada presente em tantas realidades do nosso imenso Brasil. A Igreja do Brasil reconhece o empenho, a dedicação e a determinação de tantos Consagrados e Consagradas no processo de evangelização, nas mais distintas realidades de nosso imenso Brasil. São homens e mulheres consagrados totalmente a Deus, seguindo mais de perto o Senhor casto, pobre e obediente, anunciando e testemunhando o Evangelho da vida plena para todos. De maneira especial, rezemos pelos Ramos de Vida Consagrada da Família Vicentina, sobretudo pelos seus testemunhos proféticos de serviço aos Pobres” – padre Alexandre Nahass Franco

PEDIDO DO SUCESSOR DE SÃO VICENTE

O Superior Geral da Congregação da Missão, padre Tomaž Mavrič (considerado o sucessor de São Vicente por administrar a Ordem fundada pelo santo), tem feito inúmero pedidos para que os cristãos se empenhem em buscar entre os jovens aqueles que tenham vocação para a vida consagrada.

O mais recente foi na carta de encerramento do Ano Jubilar Vicentino, no último dia 25 de janeiro. No documento, padre Tomaž observa que tem acontecido um declínio para a vida consagrada que, segundo ele, é provocado pelas seguintes razões: “a sociedade de consumo, o materialismo, o individualismo, o egoísmo, o secularismos sistemático da sociedade… Podemos falar assim de uma ‘anticultura vocacional’”.

Como forma de combater a ‘anticultura vocacional’, o Superior Geral apresenta um caminho. “Gostaria de convidar a todos a unirem forças para apresentar às crianças, aos jovens e adultos de hoje, a beleza, o encanto e o sentido pleno de dizer ‘sim’ ressoante ao chamado de Jesus”.

Ele conclui: “a cultura vocacional significa um ambiente onde todas as pessoas podem descobrir e redescobrir o motivo de estarem na terra, o sentido da vida, a missão à qual são chamadas a realizar, o chamado ao qual são convidadas a responder. A cultura vocacional coloca Jesus em primeiro lugar, independentemente do estado da vocação, seja ela laical ou para a vida consagrada”.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY