Jovens estão preparados para experiência de fé no Panamá

0
2534
Jovens vicentinos no Panamá

A delegação vicentina brasileira, formada por 55 membros, já está no Panamá. Hoje (18) começa o Encontro Internacional da Juventude Vicentina (EIJV) que será encerrado na segunda (21). Depois, os participantes vão para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com o Papa Francisco, com o tema ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Os jovens que viajam no grupo do Conselho Nacional do Brasil (SSVP) começaram a chegar ao Panamá no último dia 16. Eles ficaram alojados em uma casa das Filhas da Caridade (Irmãs vicentinas), na cidade de Colon. Hoje (18), o grupo embarca para São Carlos, onde será o EIJV.

O Encontro Internacional da Juventude Vicentina terá uma programação formada por catequeses, oficinas, Santas Missas e momentos culturais. Amanhã (19), o tema das capacitações será ‘A alegria do Evangelho no vicentino’. Já no domingo (20), as reflexões serão pautadas na temática ‘Maria, Mãe dos Pobres’.

Consócia Luiza Nayara

A consócia Luiza Nayara Costa mora em Belém (PA). A cidade dela e o Panamá têm uma diferença de 2h no fuso horário para mais, ou seja, quando dá 9h em Belém, são 7h no Panamá. A disparidade de horários não tem comprometido em nada a experiência da

Café da manhã

jovem nos eventos e nem a comida. Quando concedeu a entrevista à equipe de jornalismo do site SSVPBRASIL, ela saboreava bolo e salsichas ao molho. “Tem sido tudo maravilhoso. Amamos o povo panamenho. Ele é muito receptivo e está recebendo os peregrinos muito bem. Gostamos muito da Cidade do Panamá, da natureza aos prédios”.

A jovem diz que o maior desafio tem sido as longas distâncias a serem percorridas e o medo da violência que assola o país, embora o policiamento esteja reforçado. Nenhum destes empecilhos diminui o momento magnânimo que Luiza vive ao lado dos amigos vicentinos. “Toda essa experiência só tende a refletir coisas boas. Aqui criei laços de muita amizade com muitos jovens vicentinos (alguns que não conhecia), e toda experiência de peregrinação, de abdicação, de estar em jornada, vai me fazer voltar ser uma vicentina muito mais ativa e dinâmica”, planeja.

JMJ

De São Carlos, os vicentinos voltam para a Cidade do Panamá no dia 21 de janeiro, onde acontece a Jornada Mundial da Juventude.

A acolhida ao Papa será na quinta-feira (24). Francisco ainda participará da Vigília, Santa Missa conclusiva da JMJ e Via-sacra. Na parte social, o Sumo Pontífice celebrará uma Missa especial com os jovens reclusos do Centro Correcional de Menores Las Graças de Pacora.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY