Conselho Geral fará cartilha para o rejuvenescimento das Conferências

0
2075

O Conselho Geral Internacional está preparando um GUIA PRÁTICO PARA O REJUVENESCIMENTO DAS CONFERÊNCIAS VICENTINAS, que será lançado em junho de 2023, em Roma, durante da Assembleia Geral.

Durante o anúncio da novidade pelo 16º Presidente-geral Internacional, confrade Renato Lima, durante o discurso de abertura da Plenária Anual do Conselho Geral em 2022, em Paris, ele afirmou: “Nossas Conferências, Conselhos e obras de caridade foram fortemente afetados pelas mudanças ocorridas na humanidade nos últimos anos. Isso exige de nós muita criatividade e inovação para superar todos esses desafios. Não podemos permitir que nossas Conferências fechem suas portas, pois muitas pessoas dependem de nós. Cada Conferência que encerra suas atividades é um pouco da SSVP que morre”.

Um comitê de especialistas, sobre a liderança do confrade Júlio César Marques de Lima (VPTI América 3), começou os debates internos e a redação do rascunho do documento encontra-se em fase avançada.

Segundo o CGI, o GUIA PRÁTICO deverá apresentar os seguintes capítulos: 1) Diagnóstico do problema: falta de renovação nas Conferências, em muitas partes do mundo; 2) A situação da Igreja e da SSVP hoje; 3) A questão do jovem e da sociedade civil da atualidade (desafios, características, dilemas); 4) Diagnóstico da questão do envelhecimento da humanidade e ampliação da expectativa de vida; 5) Como outras entidades (religiosas ou não) têm enfrentado essa situação; 6) Recomendações aos Conselhos Nacionais; e 7) Ideias, sugestões e dicas para atrair jovens e adultos jovens.

“O envelhecimento das Conferências Vicentinas é uma realidade mundial, tornando-se uma questão complexa e ampla. O Conselho Geral, como indutor do crescimento da nossa Sociedade, precisa dar a sua contribuição sobre esse assunto. Há países que desde os anos 1980 não têm apresentado novos pedidos de agregação de Conferências, o que nos preocupa muito. Ao mesmo tempo, muitos presidentes de Conferência, embora bem-intencionados, não possuem habilidades técnicas, gerenciais, acadêmicas ou pastorais para recrutar novos membros. Precisamos apresentar soluções imediatas e eficazes para tratar esse problema. Como tornar as nossas Conferências mais atrativas será o objetivo central deste guia”, considerou o 16º Presidente-geral.

Contribuições e ideias sobre o tema podem ser enviadas ao Comitê pelo e-mail: [email protected].  

Fonte: https://www.ssvpglobal.org/conselho-geral-prepara-uma-cartilha-para-o-rejuvenescimento-das-nossas-conferencias/

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY