Brasileiro encontra imagem histórica de fundador da SSVP

0
7108
Confrade Félix Clavé

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) foi fundada em 1833 por Antônio Frederico Ozanam, Auguste Le Taillandier, Jules Delvaux, Paul Lamache, François Lallier, Emanuel Bailly e Félix Clavé. Este último fundador citado era o único que não tinha a imagem do rosto divulgada, porque até então, nenhuma ilustração dele fora encontrada. O mistério em torno do rosto de Clavé chegou ao fim quando o confrade Adenilton Moreira (30), morador da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), fez uma pesquisa e achou a ilustração do fundador.

Adenilton é vicentino desde 1999 e membro da Conferência Nossa Senhora de Fátima. “Eu estava pesquisando sobre a vida de Lallier, pois participei do concurso internacional, buscando as fotos, desenhos ou imagens dos fundadores. Mas não encontrava nada sobre Clavé. Pesquisando na internet, usando as palavras-chave apropriadas, cheguei ao livro de Bourzeis, que trouxe, na página 24, uma imagem do nosso fundador. A partir daí, entrei em contato com o confrade Renato (presidente-geral da SSVP), que ficou sem palavras”, explica o vicentino brasileiro em entrevista divulgada no site do Conselho Geral Internacional (CGI).

Galeria com as ilustrações dos sete fundadores

Para o presidente-geral da SSVP, a descoberta é ação da Divina Providência. “A Divina Providência deu, para toda a comunidade vicentina internacional, este verdadeiro presente. Agora, a galeria de fotos dos fundadores está completa”.

Ainda no site, há uma pequena biografia sobre Félix Clavé. Segundo a página virtual, Pierre-Emmanuel-Félix Clavé nasceu em 8 de julho de 1811, em Toulouse (França), e faleceu em 9 de novembro de 1853, em Pau (França). Para ler a matéria na íntegra, acesse: https://vincentians.ssvpglobal.org/pt-pt/actualite/conseguimos-finalmente-uma-imagem-historica-do-fundador-felix-clave/?fbclid=IwAR2eBQbsiW78XTnHSDFzNoTycSygIzhPveGMXdTiCrOmY4UipBz9YT-MWzQ

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY