O Conselho Geral Internacional (CGI) anunciou o resultado do Concurso Literário Internacional “Personagens Históricos Vicentinos – Jules Gossin”, e a brasileira Cláudia Márcia de Freitas Pereira, de Belo Horizonte/MG, obteve o segundo lugar na competição.
A consócia, que faz parte da Conferência São Jerônimo, do Conselho Particular Nossa Senhora do Pilar, do Conselho Central de Belo Horizonte e do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte, demonstrou habilidade na escrita ao abordar o tema de Jules Gossin.
Cláudia Márcia, que é vicentina há 36 anos, compartilhou sua inspiração para a participação no concurso. “Minha inspiração para escrever sobre os fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo surgiu em 2019, quando pintei em tela a óleo o primeiro quadro com o rosto de um de nossos nobres fundadores, Félix Clavé. A partir de 2020 participei de todos os concursos promovidos pelo CGI, me classificando em todos eles: em 2020, ano temático internacional de Félix Clavé, ‘Menção honorífica Especial’; em 2021, segundo lugar sobre o ano temático dedicado a Jules Devaux; em 2022 celebrei o primeiro lugar no artigo do ano temático sobre Pierre Auguste Le Taillandier e, finalmente no ano de 2023, venci ficando em segundo lugar”, declarou a escritora.
A consócia agradeceu a Deus e a São Vicente de Paulo por sua inspiração e dedicação à SSVP. “Toda a minha inspiração e dedicação a SSVP vem de um chamado de Deus para a missão por mim abraçada no decorrer de todos estes anos. Eu considero que ser vicentina é antes de tudo uma missão. Penso que todos nós deveríamos colocar nossos dons e talentos à disposição de Deus. Então, escrever sobre a história da SSVP nos leva a conhecer as nossas origens, preservando o nosso carisma, influenciando e contribuindo para a formação dos vicentinos atuais e da geração futura. Este ano, então, me classifiquei em segundo lugar, cujo tema foi sobre Jules Gossin”, afirmou Cláudia Márcia de Freitas Pereira.
O Concurso Literário Internacional “Personagens Históricos Vicentinos – Jules Gossin” visa celebrar a contribuição de figuras históricas vicentinas, proporcionando uma oportunidade única para que confrades, consócias e especialmente os jovens, expressem sua criatividade e conhecimento. O primeiro lugar foi conquistado por Arockia Alexander, da Índia, enquanto Cláudia Márcia de Freitas Pereira e Philippe Menet, da França, compartilharam o segundo lugar.
Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro, com valores de 1.000, 750 e 500 euros, respectivamente. Além disso, as Conferências às quais pertencem os vencedores serão agraciadas com quantias correspondentes, devendo utilizar os recursos para beneficiar famílias assistidas ou apoiar obras vicentinas.