Aniversário de fundação da SSVP é comemorado por vicentinos brasileiros

0
6149
Festa promovida em honra a Ozanam na área do Conselho Metropolitano de Brasília (DF)

DOMINGO, 23 DE ABRIL. Ontem foi o aniversário de 184 anos de fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), uma das maiores instituições caritativas do mundo. Ela foi criada pelo bem-aventurado Antonio Frederico Ozanam e cinco jovens amigos, sob a orientação do senhor Emanuel Bailly. O legado desses audaciosos ‘apóstolos da caridade’ se perpetua no trabalho dos milhares de vicentinos espalhados em 151 países, onde lutam, a exemplo dos fundadores, pela eliminação da miséria.

Em homenagem à data, confrades e consócias brasileiros publicaram em redes sociais homenagens aos fundadores, como também mostraram festas organizadas em memória deles.

O vicentino Eduardo Itaboray Frade divulgou: “Um ‘viva’ à nossa querida SSVP! 184 anos praticando a caridade! Salve, salve Ozanam: 204 anos de amor aos mais Pobres!”.

A consócia Ada Ferreira esteve em Place Saint-Suplice, próximo ao local Adaonde aconteceu a primeira reunião da SSVP na França. “Transbordada de alegria pela oportunidade de revisitar o lugar físico de nossa fundação”, comentou ela.

Também em 23 de abril, foi celebrado o aniversário de Antonio Frederico Ozanam, que se estivesse vivo, completaria 204 anos. Data histórica que motivou os vicentinos de Varginha (MG) a promoverem uma Festa Regulamentar, conforme foto a seguir.Varginha

 

Outra festa também aconteceu na área do Conselho Metropolitano de Brasília (DF), promovida pelos vicentinos

dos Conselhos Centrais de Ceilândia e Taguatinga, na quadra poliesportiva da Creche Frederico Ozanam.

Na área do Conselho Metropolitano de Olinda e Recife, a consócia Sônia Maria Cavalcanti também homenageou os fundadores da ‘Sociedade’, com o seguinte post no site Facebook. “Salve Ozanam e seus companheiros pela brilhante iniciativa de fundarem a SSVP”.

Em Belo Horizonte (MG), o confrade Júlio Lima enalteceu a importância da Sociedade de São Vicente de Paulo nos dias atuais, mostrando que a instituição foi criada para a “(…) defesa da fé católica por meio da prática da caridade fraterna. Essa semente gerou frutos e hoje somos 800 mil voluntáriosJúlio Lima espalhados em 151 países; uma família que trabalha para tornar realidade o sonho do principal fundador, Frederico Ozanam: ‘reunir o mundo inteiro em uma grande rede de caridade’”.

Se a sua Unidade Vicentina promoveu Festa Regulamentar em honra ao bem-aventurado Ozanam, não deixe de enviar fotos e informações ao e-mail [email protected] O texto poderá ser publicado na revista Boletim Brasileiro.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY