Textos e publicações vicentinas, a exemplo de uma reportagem especial divulgada na revista Boletim Brasileiro neste ano, inspiraram a direção da escola particular ‘Cônego Fernando Passos’, em Limoeiro (PE), a incentivar com que os cerca de 500 alunos também sejam defensores da vida.
De hoje até quinta (22) acontece a 21ª Amostra de Artes e Ciências (AACC). O evento, além de ser uma forma dinâmica de aprendizado, também aborda a cada ano uma causa humanitária. As consócias Conceição Marques e Sônia Cavalcanti são vicentinas e sócias na instituição de ensino. Como a SSVP vem sendo enfática nas declarações em favor da vida, elas decidiram transpor o tema para o ambiente escolar. “É impossível dissociar a minha vida de vicentina do meu cotidiano e, por isso, tento levar os nossos ideais para a comunidade escolar, sempre respeitando o ecumenismo”, argumenta Sônia.
Toda a comunidade está engajada neste projeto que conta com a parceria da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Como uma das atividades dos alunos é a arrecadação de enxovais para grávidas pobres – numa tentativa de incentivá-las a não abortarem – os confrades e as consócias cadastraram as mulheres que se enquadram neste perfil e que vão receber as doações.
A Amostra é composta por exposições, teatros, palestras e bate-papo. Haverá ainda mais um gesto concreto: os alunos coletaram mais de 20 mil assinaturas contra o Projeto que tenta legalizar o aborto no Brasil. O documento será enviado até o final deste ano ao Supremo Tribunal Federal.
“Queremos mostrar que é preciso valorizar a vida em todos os aspectos e, também, alertar os alunos para que eles tenham responsabilidade. Mas caso aconteça uma gravidez que não seja planejada, que eles tenham consciência que a vida é dom de Deus. Assusta-nos muito ainda quando sabemos de casos de adolescentes que ao descobrirem que estão grávidas, com medo de represálias da família, acabam cometendo suicídio”, complementa Sônia.
Em 2016, o total estimado de mulheres de 18 a 39 anos que fizeram aborto induzido ao menos uma vez no Brasil foi de 4,7 milhões. O Nordeste é a região que apresenta o maior número de casos.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Sou contra sim, o aborto