Desde ontem (3), a diretoria do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) e presidentes de Conselhos Metropolitanos estão reunidos em Osasco (região metropolitana de SP), para a Plenária Nacional. Este é um evento anual para tratar sobre questões administrativas da instituição. Também acontecem muitos momentos de oração, a exemplo de hoje de manhã (4), quando os participantes rezaram pela Conferência São José Primaz, no Rio Janeiro, que completa neste sábado 146 anos.
A Conferência São José marca a introdução do vicentinismo no Brasil. A Unidade iniciou as atividades em 4 de agosto de 1872, pelos confrades Pedro Fortes Marcondes Jobim, Antonio Secioso Moreira de Sá e Francisco Lemos de Faria Coutinho, conhecido como Conde de Aljesur. O ‘Conde’ também havia criado a SSVP em Portugal e tornou-se o primeiro presidente da Conferência São José.
A Unidade continua em atividades até o dia de hoje na Basílica de Santa Terezinha, bairro da Tijuca (zona Norte carioca).
“É um marco importante o início da SSVP no Brasil e precisamos rezar para que a Conferência São José continue suas atividades e continue a inspirar a fundação de mais Unidades Vicentinas em todo país para que a luta em defesa dos Pobres ganhe ainda mais força” – disse o confrade Cristian Reis, presidente nacional da SSVP.
Os vicentinos ainda rezaram um Pai Nosso em intenção aos membros da Conferência Primaz brasileira.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL