A primeira semana do mês de outubro começa com uma notícia trágica para toda a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Ontem (1º), aconteceu um acidente de carro no país africano Zâmbia, onde 19 vicentinos morreram. Eles estavam a caminho de um retiro espiritual da instituição. A notícia foi divulgada pelo presidente-geral da SSVP, confrade Renato Lima, no perfil oficial dele do site de relacionamentos Facebook.
Lima ainda decretou sete dias de luto oficial e pediu que todas as Conferências rezem pelos confrades e consócias mortos, durante as reuniões que ocorrerem nesta semana.
Quando soube do fato, o presidente do Conselho Nacional do Brasil, confrade Cristian Reis da Luz, consternado, divulgou uma mensagem:
‘Os grandes propósitos são sempre atravessados por diversos obstáculos e dificuldades’ (São Vicente de Paulo)
Com muita tristeza, recebemos a notícia dos nossos irmãos vicentinos de Zâmbia. Que Deus, em sua infinita bondade, receba-Os em Seus braços e traga o conforto necessário para as famílias e para os Pobres que eram visitados por nossos irmãos.
Estamos com o Conselho Geral Internacional em luto e, ao mesmo tempo, com a fé necessária de que nossos irmãos já se encontram na face de Cristo como defensores dos Pobres e amantes da caridade. – Confrade Cristian Reis da Luz, presidente nacional da SSVP