Segundo o dicionário a AMIZADE é um termo que designa a relação afetiva entre os indivíduos. E este será o destino do Recanto da Amizade Antônio Frederico Ozanam, inaugurado no dia 3 de agosto, no Rio de Janeiro. O casarão, situado no bairro de Santa Tereza, que estava sem uso, foi reformado e agora servirá para encontros, palestras, formações, hospedagem e ainda abrigará o Memorial da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no Brasil.
A inauguração contou com a presença de dezenas de vicentinos, a diretoria do Conselho Nacional do Brasil (CNB) e os presidentes de Conselhos Metropolitanos. O descerramento da placa de inauguração foi feito pelas presidentes dos Conselhos Metropolitanos, mostrando assim mais uma vez a força da mulher dentro da SSVP. Já o desenlace do laço da porta de entrada foi realizado pelo 6º Vice-presidente do CNB, Luiz Fernando Sousa, que cuidou e dedicou seu tempo para que a obra fosse feito com todo carinho, e pela Gerente Administrativa, Ester de Pádua, que também trabalhou com afinco para que o resultado final estivesse conforme os vicentinos merecem.
“O casarão estava parado, há anos o CNB tentava vende-la, mas não conseguimos. Por isso, resolvemos dar uma destinação útil a ele. Agora temos acomodação para 35 pessoas em quartos coletivos e de casais, muito bem mobiliados e equipados com ar condicionado. Assim, os vicentinos que vierem para as reuniões e pequenas formações no Rio ou até mesmo conhecer, não precisarão arcar com hotel. A casa ainda dispõe de salas para formações, reuniões, cozinha comunitária. É um espaço lindo, com muito verde, uma vista maravilhosa. É um espaço do encontro, do diálogo, da fraternidade, de oração, de descanso, reflexão e formação, mas acima de tudo, um espaço onde se celebra a AMIZADE, como o próprio nome diz”, celebra o Presidente do CNB, Márcio José da Silva.
Memorial
O Recanto da Amizade Antônio Frederico Ozanam ainda abrigará o Memorial da SSVP Brasil, que irá guardar e contar a história dos 152 anos da Organização no país. O espaço pra lá de especial está sendo montando e depois será feita uma curadoria de relíquias, livros, documentos e outros objetos que contem a história dos vicentinos e a evolução da SSVP em solo brasileiro. O historiador e professor Rodrigo Rodrigues, que é vicentino, fará parte da equipe de curadoria. Ele conta que os vicentinos serão chamados neste processo, inclusive com a realização de uma campanha para doações de vicentinos que tenham itens importantes para a história da SSVP.
“Resgatar a história, mantê-la viva é essencial para o futuro. O Memorial será o espaço que acolhe nossas memórias, registro das pegadas daqueles que nos antecederam. Lugar onde a cada tempo, uma nova peça, pode e deve ser acrescentada, principalmente para os que virão depois de nós, conheçam e perpetuem essa linda história de amor a Deus, através do serviço aos nossos Mestres e Senhores. Será um processo longo de curadoria, mas tenho certeza que chegaremos a um lindo resultado”, conta Rodrigo.
Além do Memorial, o Presidente do CNB ainda contou aos presentes no dia da inauguração, que o Recanto deve ganhar uma capela especial, aberta e sem paredes, para os momentos de espiritualidade e oração dos hóspedes.
“Não tenhamos dúvidas que, no Recanto da Amizade Frederico Ozanam reina o bem querer, a benfazeja, a harmonia, a escuta. Do alto do morro do bairro carioca de Santa Tereza, nós vicentinos, a exemplo de Jesus, que do alto do monte das Oliveiras, no seu sopé, chamado de Getsâmine, admitiu suas dores para si mesmo, para os seus amigos e para o PAI, possamos nós, fazer deste espaço um lugar de cura, de alegria, de acolhida e de renovo da nossa vocação. Acreditemos que a AMIZADE sincera é um santo remédio, é um abrigo seguro. É natural da AMIZADE o abraço, o aperto de mão, o sorriso. Lembrem-se sempre que, mesmo modesto, o Recanto da Amizade Antônio Frederico Ozanam será sempre seu, meu, nosso, de toda a Sociedade de São Vicente de Paulo”, finaliza o Presidente Márcio.