SSVP Brasil se despede do Papa Francisco

0
2001

É com imenso pesar que o Conselho Nacional do Brasil (CNB) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no Brasil recebe a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Unimo-nos em oração a toda a Igreja Católica e ao povo de Deus neste momento de luto profundo, pedindo ao Senhor que o acolha em sua infinita misericórdia. 

“O Santo Papa nos deixou…Sua partida deixa um vazio no peito, especialmente em nós, Vicentinos, que como ele, acreditamos no bem ao próximo, na caridade, na compaixão e no amor verdadeiro. Ele nos ensinou, com palavras e ações, como o pobre deve ser tratado: com dignidade, respeito e acolhimento. Nos mostrou que todos somos filhos de Deus e que devemos aceitar as diferenças com um diálogo cheio de amor e respeito. E assim seguiremos por aqui, Papa Francisco…Fieis aos seus ensinamentos, guiados pelos princípios do bem, apostando sempre no diálogo e na esperança de que o amor sempre vence. Jamais esqueceremos do Senhor”, afirma o Presidente do CNB, Márcio José da Silva.

O Papa Francisco sempre foi uma inspiração para os vicentinos e para todos os que se dedicam à caridade e ao serviço aos mais pobres. Sua vida e pontificado foram marcados por uma profunda compaixão pelos excluídos, um amor concreto pelos que sofrem e uma incansável defesa da justiça social — valores que também estão no coração da missão vicentina.

Durante seu pontificado, Francisco fez inúmeros apelos por uma “Igreja em saída”, próxima dos que mais precisam. Ele reconheceu e incentivou o trabalho das instituições de caridade da Igreja, entre elas, a Sociedade de São Vicente de Paulo. Em várias ocasiões, manifestou sua admiração pelo trabalho vicentino e seu apoio aos leigos engajados no serviço aos pobres.

O Papa e a SSVP

O Papa Francisco sempre demonstrou profundo apreço pela missão da Sociedade de São Vicente de Paulo e pelo carisma deixado por São Vicente de Paulo e Antônio Frederico Ozanam. Em 2017, por ocasião do Ano Jubilar pelos 400 anos do carisma vicentino, afirmou ao se dirigir à Família Vicentina dizendo: “São Vicente de Paulo foi um místico da caridade. Ele via Jesus nos pobres e via os pobres em Jesus.” Essa visão espiritual, tão central no ministério do Papa, também sustenta o trabalho da SSVP ao redor do mundo. Francisco frequentemente recordava que a caridade cristã deve ser concreta, feita com “as mãos que tocam e o coração que escuta”, em total sintonia com o espírito vicentino.

O Papa também exaltou a figura de Ozanam como modelo de leigo católico engajado socialmente. Ao falar aos jovens sobre o serviço e a fé, Francisco mencionou: “Frederico Ozanam compreendeu que a fé sem obras é morta. Ele soube unir a inteligência do estudante à compaixão do cristão.” Essas palavras ecoam profundamente entre os vicentinos do Brasil e do mundo, especialmente entre os jovens, que veem em Ozanam e no Papa Francisco um chamado vivo ao compromisso com a justiça social e a promoção da dignidade humana. A SSVP encontra, assim, no legado do Papa Francisco, um testemunho que fortalece sua missão de “servir na esperança”. 

SSVP Brasil

Francisco também deixou marcas profundas ao valorizar a juventude e as crianças na vida da Igreja. Um dos momentos mais marcantes da presença do Papa Francisco no Brasil foi a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro — sua primeira grande viagem apostólica como pontífice. Ali, diante de milhões de jovens de todo o mundo, ele proclamou: “Ide, sem medo, para servir!” Essa frase transformou-se em lema de vida para milhares de jovens vicentinos, muitos dos quais brasileiros. 

Desde então, a Juventude Vicentina brasileira tem se feito presente em todas as edições da JMJ, inclusive na última Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em 2023, onde vários de jovens ligados à SSVP Brasil participaram com entusiasmo. Em oração e comunhão com o Papa, os jovens vicentinos reafirmaram seu compromisso com o Evangelho e com os Pobres, como herança viva do carisma de Ozanam. 

Mais recentemente, anunciou e incentivou a realização da primeira Jornada Mundial das Crianças, ocorrida em maio de 2024, em Roma, reforçando seu compromisso com uma Igreja que acolhe, escuta e caminha ao lado dos pequenos, valorizando sua fé simples e autêntica. Um gesto que confirma sua sensibilidade para com todas as gerações, especialmente os mais frágeis. E lá estavam novamente os Vicentinos brasileiros, numa demonstração de fé e se encantando com o Papa.

A cada um que se perguntava sobre a Jornada da Juventude ou a das Crianças, a unanimidade era a empatia e presença marcante. A cada evento os Vicentinos se emocionavam e se identificavam com o Santo Papa. “O Papa Francisco, em uma das suas belíssimas falas, referiu-se aos jovens com a seguinte afirmativa: ‘Os jovens são um sinal da paz no mundo’. É uma verdade revelada ao mundo: a juventude católica está viva, forte e fervendo. Com isso, me sinto realizado. Me parece muito que o Santo Padre é um vicentino. Em suas falas, ele parecia estar se direcionando a nós, Confrades e Consócias.”, afirmou o Coordenador Nacional da Juventude, Confrade Geyson Tôrres de Lima, na ocasião da Jornada Mundial da Juventude em 2023.

O encantamento dos pequenos também era visível na Jornada Mundial das Crianças, em 2024. A pequena Sophia Machado Lopes, da Conferência São Francisco de Assis, de Indaiatuba/SP, na ocasião foi uma das crianças escolhidas para fazer a leitura da Missa celebrada pelo Papa e não escondeu a emoção. Já para Maria Fernanda dos Santos, da CCA Anjo Gabriel, de Cambé/PR, ter visto o Papa foi um sonho realizado: “o momento que mais me marcou foi quando o Papa passou de carro perto de mim e consegui vê-lo de perto. Aprendi que as crianças são importantes para a Igreja e o Papa valoriza as crianças, então tenho que ter fé e ajudar cada vez mais o Pobre e aqueles que precisam. 

A SSVP Brasil agradece a Deus pela vida e missão do Papa Francisco. Seu exemplo de humildade, simplicidade e compromisso com os mais vulneráveis continuará a nos guiar e inspirar na caminhada vicentina.

Elevamos nossas preces ao Senhor da Vida, pedindo que conceda o descanso eterno ao Santo Padre, e confiamos que sua memória permanecerá viva entre nós, como testemunho de fé, esperança e amor.

“O verdadeiro poder é o serviço” — Papa Francisco

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY