A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no Brasil deu início oficial no dia 4 de abril ao processo eleitoral para a escolha de sua nova presidência nacional e dos membros do Conselho Fiscal. As indicações e registro de candidatura vão até o dia 05 de maio.
“Que essa nova etapa seja guiada pelo espírito vicentino, pois, como cantamos em ‘Oração de São Francisco’, ‘Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz’. Que sejamos instrumentos do amor de Deus no serviço ao próximo!”, afirmou o presidente na circular divulgada no início de abril.
Com base na Circular, o calendário eleitoral será desenvolvido em etapas bem definidas:
– 05/04/2025: Abertura oficial do processo eleitoral;
– 05/04 a 05/05/2025: Período para indicações e registros de candidaturas;
– 05/07/2025: Divulgação oficial dos candidatos e convocação da Assembleia Geral Extraordinária;
– 06/09/2025: Realização da Assembleia Geral Extraordinária, na sede nacional da SSVP, no Rio de Janeiro.
O processo exige, para os cargos de presidente e membro do Conselho Fiscal, o cumprimento de critérios específicos previstos no Regulamento da SSVP no Brasil – Edição 2023. Para a presidência, por exemplo, é obrigatória a comprovação de, no mínimo, sete anos de atuação vicentina ativa e ininterrupta.
Márcio reforça que este é um tempo de discernimento e escuta da voz de Deus: “Somos todos convidados a nos unir em oração, pedindo que a voz do anjo sussurre nos ouvidos dos Vicentinos, como fez com Maria de Nazaré. Que se desperte neles o desejo de dizer ‘SIM’ ao chamado de Deus, servindo a Jesus Cristo por meio do trabalho com os Pobres.”
As candidaturas poderão ser registradas por correio, presencialmente ou por e-mail até o dia 05 de maio, com o envio obrigatório do “Currículo de Vida” preenchido e assinado. Todos os detalhes e modelos estão disponíveis na Circular Oficial e no link https://ssvpbrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/04/Circular-021-Abertura-do-processo-de-eleicoes-do-Conselho-Nacional-do-Brasil-do-mandato-2026-2030.pdf.
Por fim, o presidente do CNB faz um apelo à fé e ao compromisso dos vicentinos: “Se você sente em seu coração esse chamado, não hesite. Diga ‘SIM’ e coloque seus dons a serviço dos que mais precisam. A SSVP precisa de líderes comprometidos, guiados pela fé e pelo espírito vicentino. Venha, faça a diferença!”