Os membros da Família Vicentina encontram a alegria e a razão de ser, servindo a Jesus Cristo, o Verbo Encarnado, na pessoa dos Pobres.
Jesus é expressão máxima do amor misericordioso de Deus Pai. É, pois, preciso revestir-se dos sentimentos e atitudes de Cristo e viver concretamente seus ensinamentos.
O verdadeiro amor conjuga o amor a Deus e ao próximo, transforma o amor afetivo a Deus em efetivo no serviço aos Pobres. Dizia São Vicente: “Amemos a Deus, meus irmãos, com a força de nossos braços e com o suor de nosso rosto” (SV, XI, 40). Assim, o amor afetivo deve se tornar efetivo manifestado nos binômios fé e vida, ação e oração.
À luz do mistério da encarnação, São Vicente colocou a caridade no centro de sua vida de seguimento a Cristo, e assim dizia: “A caridade está acima de todas as regras e é preciso, pois, que todas as coisas a ela se relacionem. É uma grande ‘personalidade’, é preciso fazer o que ela ordena. Empreguemo-nos, pois, com um novo amor a servir aos Pobres e também procurar os mais pobres e abandonados; reconheçamos diante de Deus: Eles são nossos senhores e nossos patrões” (SV, XI, 393). A caridade “é um amor elevado acima dos sentidos e da razão”. É o amor vivido concretamente na ação generosa com os outros, sobretudo com os Pobres. A descoberta de Cristo no Pobre deve levar vicentinos e vicentinas a uma profunda experiência espiritual de encontro com Deus na prática da caridade, à vivência de uma profunda “mística da caridade”.
A exemplo de Vicente de Paulo e Frederico Ozanam, somos chamados a descobrir na prática concreta da caridade a suprema revelação da vontade de Deus, sentido último e razão de viver, lutar e trabalhar na construção do Reino. Esta experiência de fé nos torna abertos a Deus, fortalece nossas convicções para agir, comprometer-se e lutar contra todas as dificuldades.
Padre Mizael Donizetti Poggioli (Congregação da Missão-CM)
Assessor Espiritual do Conselho Metropolitano de São Paulo
Santa Sé responde carta da Conferência Nossa Senhora de Fátima, de João Pessoa
Conferência parabenizou Papa Leão XIV por seu aniversário em 2025 e recebeu resposta em janeiro, com manifestação de apreço pela iniciativa e a bênção apostólica
Comissão Nacional de Jovens: o futuro em movimento na SSVP
Organismo fortalece o protagonismo juvenil, articula ações em todo o país e garante a continuidade da missão vicentina junto aos Pobres
Workshop Nacional da Ecafo integra programação formativa da 54ª Romaria Vicentina a Aparecida
Encontro será realizado no sábado, 21 de março de 2026, e propõe refletir sobre a formação vicentina como caminho de renovação da missão e do serviço aos Pobres
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.