É interessante a quantidade de jornais e revistas produzidos por nossas Conferências e Conselhos. Servem para noticiar os belos trabalhos desenvolvidos em prol dos Pobres. Merecem reconhecimento e são, sem dúvidas, um importante canal de divulgação. O ‘X’ da questão está no fato de que muitas Unidades Vicentinas se limitam a acreditar que o impresso é o suficiente para garantir uma boa comunicação institucional. Estão enganadas! Há processos bem mais complexos a serem observados e desenvolvidos, visando que os atos comunicacionais mantenham a solidez da marca Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), bem como mostrem ao público interno e externo da instituição os valores, a credibilidade e a notoriedade que ela possui.
Como tudo o que fazemos em nossas vidas, a comunicação também precisa ser planejada e pensada sob diferentes aspectos: região, formato, meio, cultura, linguagem e, o mais importante, o público. Na prática, a afirmativa vem mostrar que só obteremos resultados se a mensagem que vamos transmitir puder ser decodificada por quem vai recebê-la. Um exemplo simples: um texto erudito tornar-se-á de difícil compreensão para quem não concluiu os estudos ou um programa de rádio não surtirá nenhum resultado para portadores de necessidades auditivas, e assim por diante.
Além do cuidado com a mensagem a se passar e o meio usado, a comunicação vicentina precisa ter um diferencial. Qualquer pessoa com um pouco de técnica pode produzir um jornal ou revista. Mas nós, comunicadores vicentinos, não só divulgamos fatos; fazemos do texto publicado – em impressos, rádio, tv, quadro de recados, banner, outdoor folder etc – um meio de evangelização e sensibilização para a nossa causa, que é a causa dos Pobres.
Por meio do nosso trabalho comunicacional, precisamos pensar em ações estratégicas que propaguem a mensagem do amor de Deus, manifestada na SSVP por meio do serviço prestado pelos confrades e consócias envolvidos na luta diária pela justiça social, combatendo a fome e os outros tipos de pobrezas que possam acometer as pessoas que se encontram em situação de miséria.
É importante destacar que a comunicação dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo não vem para glorificar os membros; pelo contrário, os vicentinos trabalham sem esperar nada em troca. A comunicação na SSVP existe para deixar as ações mais transparentes, contribuir no processo de recrutamento, captação de recursos e adesão de benfeitores. Também é importante pela divulgação do nosso carisma para que cada vez mais as pessoas o conheçam e entendam que a edificação do Reino de Deus na Terra só acontecerá com a participação de TODOS. E para que TODOS participem, a nossa bandeira é a da inclusão dos Pobres; e usamos a comunicação como ‘arma’, denunciando a desigualdade social que condena milhares de cidadãos a viverem em condições indignas. Somos a voz dos ‘sem-vozes’.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Confrade Samuel Godoy
Diretor nacional de Comunicação da SSVP
Terminam sábado as inscrições para Conferência Livre Nacional sobre os Direitos da Pessoa Idosa
Discussões fomentam as políticas públicas
SSVP concorre amanhã à vaga no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoal Idosa
SSVP é homologada para disputar eleição
153 Anos de Amor, Serviço e Esperança: a Primeira Conferência Vicentina no Brasil
Veja como está a 1ª Conferência do nosso país.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.