Palavras de Frederico Ozanam

0
19687

Em comemoração ao aniversário de Ozanam, celebrado em 23 de abril, fizemos uma seleção de breves passagens dos textos escritos por nosso fundador, Antonio Frederico Ozanam.

Que suas belas palavras, que se mantém atuais, nos inspirem em nossa missão cristã.

“A caridade está em todos os lugares e em todos os momentos; e esta coisa eterna é ao mesmo tempo supremamente progressiva, pois tem a característica de não se contentar com nenhum progresso, de não encontrar descanso, enquanto houver um mal sem remédio”.

FREDERICO OZANAM

“A caridade nunca deve olhar para trás, mas sempre para a frente, porque o número de seus benefícios passados ​​é sempre muito pequeno e as misérias presentes e futuras que deve aliviar são infinitas”.

FREDERICO OZANAM

“O amor é generoso, faz com que grandes coisas se realizem, excita sempre o que há de mais perfeito; o amor aspira ao que é superior e não se deixa deter por nada do terreno”.

FREDERICO OZANAM

“Porque a questão que hoje agita o mundo que nos rodeia não é uma questão de pessoas, nem de formas políticas, é uma questão social; é a luta de quem nada tem e de quem tem de mais; (…) Nosso dever como cristãos é nos interpor entre esses inimigos irreconciliáveis; (…) Que alguns deixam de exigir e outros de recusar; …; que a igualdade opera tanto quanto possível entre os homens, que a comunidade voluntária substitui os impostos e os empréstimos forçados, que a caridade faz o que a justiça sozinha não pode fazer”.

FREDERICO OZANAM

“Nem no céu nem na terra, não há nada mais doce que o amor, nada mais forte, nada superior, nada mais extenso, nada mais agradável, nada mais perfeito ou melhor, porque o amor nasce de Deus e porque, desprezando todas as criaturas, pode encontrar descanse apenas em Deus”.

FREDERICO OZANAM

“Segundo as leis que regem o mundo espiritual, para elevar uma alma é necessária outra alma, esta atração é o Amor, que também se chama amizade na linguagem da filosofia e a caridade na linguagem do cristianismo”.

FREDERICO OZANAM

“A incerteza é precisamente a prova que Deus quer nos colocar para reconhecer nossa confiança nEle. Ele tornou a vida incerta, a morte e até a virtude. Gostaríamos de ter a certeza dos nossos rendimentos para o próximo ano e não temos a certeza do sol de amanhã. Queremos poder contar com a fortuna e não podemos garantir-nos oito dias de saúde. Ao retirar-nos o apoio humano, a Providência nos faz sentir melhor, pois cuida de nós. É como uma mãe que tira de seu filho a cadeira em que está sentado, mas é para tomá-lo nos braços”.

FREDERICO OZANAM

“Não esqueçamos que os pobres são os nossos anjos da guarda pelos bons pensamentos que nos transmitem, pelas graças que nos obtêm. Quando nosso Senhor disse: “entre vocês sempre haverá pobres”, não é uma maldição que ele deixou sobre seus discípulos, mas uma palavra de esperança e amor. São os pobres que alimentam os ricos, são eles que lutam no campo de batalha para preservar sua independência e sua propriedade; é a doze pobres que foi dado converter o mundo, eles são os filhos dos pobres que trazem para as nações infiéis são as luzes da fé. Portanto, não tenhamos medo de ver crescer todos os dias essa enxurrada de proletários que ameaça transbordar e engolir a civilização moderna. Se tivermos transformado essas pessoas em cristãos, elas apenas cobrirão o mundo para regenerá-lo”.

FREDERICO OZANAM

“Vamos continuar não apenas com nossa pregação, mas também com nossos benefícios. Ajudemo-lo não apenas com esmolas que obrigam os homens, mas também com os nossos esforços para obter instituições que os libertem e tornem melhores. Vamos passar para os bárbaros e seguir Pio IX!”

FREDERICO OZANAM

“Além disso, gostaria que todos os jovens de cabeça e coração se unissem para alguma obra de caridade, e que uma generosa associação para o socorro às classes populares fosse formada em todo o país”.

FREDERICO OZANAM

“Além disso, quando vi nossa pequena sociedade de caridade sendo formada, me alegrei, esperando que desse núcleo humilde um dia surgisse uma grande árvore”.

FREDERICO OZANAM

“Um santo padroeiro não é um sinal comum para uma sociedade; não é nem mesmo um nome honroso com o qual alguém possa ter boa aparência no mundo religioso; é uma vida que deve ser continuada, um coração onde se deve aquecer o coração, uma inteligência onde se deve buscar a iluminação”.

FREDERICO OZANAM

“Conheci as dúvidas do século atual, mas toda a minha vida me convenceu de que só há descanso para a mente e o coração na Fé da Igreja e sob sua autoridade”.

FREDERICO OZANAM

“À medida que vivi mais, a Fé se tornou mais cara para mim”.

FREDERICO OZANAM

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY