Nos últimos anos, o nosso Brasil tem percebido um grande aumento de refugiados em nossa pátria. Se considerarmos a situação de muitos venezuelanos que chegam no Brasil (mesmo muitos não sendo considerados refugiados), esse número é ainda mais alarmante. A situação é desafiadora para todos os brasileiros e brasileiras mas, mais ainda para nós, cristãos e vicentinos.
Acolher o estrangeiro é missão Evangélica de todos nós cristãos. De forma explícita, Cristo nos ensina isso no Seu Evangelho, narrado por São Mateus. E como seguidores e seguidoras de Vicente de Paulo e de Frederico Ozanam, nosso compromisso é maior ainda em acolher e ajudar essas pessoas. Expulsas de seus países por guerras ou por graves crises econômicas, esses nossos irmãos e irmãs, feitos à imagem e semelhança de Deus, estão longe de sua família, de seus amigos, de seus costumes e tradição. Necessitam mais ainda de nosso apoio e ajuda efetiva para diminuir o sofrimento e a situação de desespero.
Além das grandes cidades brasileiras, a capital do estado de Roraima, Boa Vista, tem recebido um número muito elevado de estrangeiros. E lá nossa querida Sociedade de São Vicente de Paulo tem uma estrutura pequena e nova. O Conselho Nacional do Brasil juntamente com o Conselho Geral Internacional irão buscar apoiar e colaborar para um melhor acolhimento a eles.
Contamos com as orações de todos e o apoio na defesa da causa deles e na ajuda efetiva aos nossos irmãos e irmãs.
Confrade Carlos Henrique David (Kaike)
Coordenador para Assuntos Internacionais e Hermanamiento