Quando Frederico Ozanam e os companheiros deles formaram a Conferência de História, que deu origem à SSVP, talvez, não imaginavam os impactos positivos que provocariam para o futuro de nossas crianças. Acreditavam no bem feito aos Pobres, na rede de caridade sendo formada no mundo, e que crianças, jovens, adultos e idosos abraçariam esta causa. Mas a SSVP foi além! Hoje, ela contribui significativamente na formação social e religiosa dos garotos e garotas.
Quem vivencia a prática de uma Conferência de Crianças e Adolescentes (CCA) sabe do que estamos falando. Nossas crianças e adolescentes conhecem a realidade da sociedade e do Pobre, não vivem em um mundo de ‘faz de conta’, onde os meios de comunicações tentam influenciá-los ao individualismo e capitalismo desenfreados, colocando nossas famílias em conflito.
As CCAs trazem para nossas crianças e adolescentes uma formação de fraternidade e de amor ao próximo que raramente se aprende em outro lugar; trazem a certeza de que ajudar ao próximo faz bem. A consciência de que o pouco que tenho ajuda a quem nada tem, e que aquele brinquedo novo pedido na “cartinha do Papai Noel” não representa nada diante da cesta básica que aquela criança da família assistida também pediu em uma cartinha para o “Papai Noel”.
Os valores religiosos, morais e sociais transmitidos nas nossas CCAs jamais serão perdidos, serão sempre os alicerces da vida. São vários os relatos de pais que conseguem notar a transformação de uma criança antes e depois delas participarem de uma Conferência de Crianças e Adolescentes. Muda-se a maneira de pensar, de tratar o próximo e de compreender que não se pode ter tudo, mas o que se tem é suficiente para ser feliz.
Enfim, ser orientador de CCA e incentivar os Conselhos a formarem-na é mais que um trabalho de ajuda ao próximo, é um trabalho de construção de uma sociedade mais justa e fraterna; um trabalho de transformação humana na vida de nossas crianças e adolescentes.
Consócia Josiane Ribeiro dos Santos Brito
Colaboradora de CCA pela Região III
Conselheiros fiscais têm a responsabilidade de zelar pela aplicação de recursos
Os novos titulares do Conselho Fiscal são: Salvino Benedito Campos, Édson Vasse Carneiro e José Eudes Silva dos Santos
Coordenação da Rede de Afeto aposta na ampliação do cuidado emocional e do acolhimento
Silvia foi convidada para assumir a Coordenação da Rede de Afeto, serviço que se dedica ao cuidado emocional e à promoção da saúde mental dentro e fora da SSVP
Nova Coordenação de Projetos Sociais reforça compromisso do CNB com a transformação social
Considerados a “menina dos olhos” do CNB, os Projetos Sociais reúnem, além dos próprios projetos custeados pelo Conselho Nacional, ações estratégicas como Banho Solidário, Todos Somos Um e Investindo na Vida, entre outras iniciativas voltadas à promoção humana e à superação da pobreza
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.