A sede do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP), no Rio de Janeiro (RJ), recebe neste fim de semana lideranças vicentinas de todas as regiões para o encontro nacional do Departamento de Normatização e Orientação (Denor). São mais de 70 confrades e consócias, representando 34 dos 35 Conselhos Metropolitanos do país, em busca de formação para o êxito no serviço prestado aos Pobres, por meio da parte administrativa e burocrática da instituição.
O encontro acontece 65 anos após o Departamento começar a se organizar. Em 1953, ele foi iniciado como Departamento Central de Obras Unidas. Eram unidades mais simples que, com o passar dos anos, foram se fortalecendo e estruturando. Até que, no ano de 2007, foi criado o Departamento de Normatização e Orientação. Hoje, ele existe em âmbito nacional, em nível de Conselhos Metropolitanos e até Centrais.
Funciona como uma Unidade reguladora e fiscalizadora dentro da SSVP, zelando pelo patrimônio, a ética e seriedade das atividades, principalmente dentro das Obras Unidas, a exemplo de creches e asilos.
Ao reunir as lideranças vicentinas nacionais, o confrade Márcio José (coordenador nacional do Denor) e equipe desejam promover formação e trocas de experiências. “Espero que estejam com os corações abertos para receber as nossas informações e afirmo que também estamos também abertos para receber as informações de vocês”, disse Márcio, referindo-se ao público presente.
O clima de acolhida provocou no confrade Eudir Santos, membro da equipe do Denor do Conselho Metropolitano de Belém (PA), um sentimento de pertença a um grupo que se dedica integralmente à causa da caridade. “Percebi que não somos iguais a uma família; nós somos é uma família de verdade, unida pelo ideal de servir os Pobres. Estou aprendendo muito e quero colocar todos os ensinamentos a serviço do CM Belém, para que sejamos cada vez mais efetivos na função de assistir a quem precisa”.
HUMANIZAÇÃO DO SERVIÇO
[caption id="attachment_3490" align="alignleft" width="300"] Padre Mizael[/caption]
Como os membros do Denor lidam muito com a parte administrativa/burocrática, em formação na manhã deste sábado, o padre Mizael Poggioli (Congregação da Missão-CM) pediu que eles nunca percam a sensibilidade quanto ao correto trato com os indivíduos. “Se quisermos continuar com o espírito da SSVP, as Obras Unidas ou qualquer outra Unidade Vicentina precisam ser a expressão da caridade que se manifesta do contato de pessoa para pessoa”.
Comentou ainda sobre o que ele chamou de ‘caridade tóxica’, ou seja, uma caridade que não promove, não dignifica a vida dos Pobres e, até os negligencia os direitos. “Quando aceitamos em nossos asilos idosos que podem ser cuidados pelas famílias, estamos cometendo um pecado mortal. A família é responsável por eles e precisa ser instruída a cuidá-los e amá-los”.
CONDUTA COMPATÍVEL COM OS VALORES DA SSVP
[caption id="attachment_3486" align="alignleft" width="300"] Momento de oração[/caption]
A primeira atividade do dia foi um momento de oração na capela do Menino Deus, que fica anexa à sede do CNB. Enquanto rezavam, os vicentinos eram convidados a refletir sobre oito exemplos de conduta compatível com os valores da SSVP:
Os momentos de espiritualidade são ministrados pelo padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão), assessor Espiritual do CNB.
[caption id="attachment_3487" align="alignleft" width="300"] Coordenação nacional do Denor[/caption]
Ainda na parte da manhã, houve um painel com exposições sobre as atribuições de um coordenador do Denor. Dentre os aspectos destacados, os confrades Nelson Júnior e Márcio José – ambos da coordenação nacional do Denor – explicam que o principal papel de um coordenador é o de ser o guardião da Regra e demais documentos vicentinos, zelando para que eles sejam cumpridos de forma efetiva.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.