Dia 15 tem eleição. Você sabe a importância de votar?

0
2344
Votar é um ato de cidadania. Crédito: Divulgação.

Dia 15 de novembro é dia de Eleições Municipais em nosso país. Serão escolhidos os prefeitos ou prefeitas e vereadores de todas as cidades brasileiras. Você, vicentino, já conversou sobre a eleição com seu assistido, com os seus amigos confrades e consócias? Sabe o que faz cada eleito no cargo que vai ocupar?

O voto é chamado de a “ferramenta da Democracia” e fazer uso dessa ferramenta é muito importante. Existem cidades em que os novos administradores e legisladores serão conhecidos logo no dia 15 e outras que passarão pelo segundo turno, no dia 29.

Mas você sabe o que fazem o prefeito e os vereadores?

O prefeito é chefe do Poder Executivo. Cabe a ele planejar o orçamento da cidade, cuidar e desenvolver políticas públicas, fazer obras (como creches, Unidades Básicas de Saúde, escolas, praças, entre outros). Ou seja, ele define o que a cidade precisa e executa, sempre cumprindo as leis municipais, estaduais e federais.

Já os vereadores, ocupam o cargo no Poder Legislativo. O número de vereador da Câmara Municipal é definido, por Lei, de acordo com o número de habitantes da cidade. É função do vereador fiscalizar o trabalho do prefeito, cobrando melhorias e repassando as necessidades da população. O vereador também faz leis específicas para a cidade.

E sabe por que é importante você vicentino saber disso e passar essas informações adiante?

Porque tem muita gente prometendo coisa que não pode cumprir, como candidato a vereador falando que vai fazer casa própria, pronto-socorro e candidato a prefeito falando da qualidade do Ensino Médio, por exemplo, que cabe à esfera estadual.

Votar consciente é exercer a Democracia. E para nós vicentinos, que trabalhamos diretamente com o povo, a escolha dos dirigentes da cidade é muito importante. Por isso, debata em sua Conferência, com o seu assistido a função de cada cargo e a importância de votar.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY