Dia 15 de novembro é dia de Eleições Municipais em nosso país. Serão escolhidos os prefeitos ou prefeitas e vereadores de todas as cidades brasileiras. Você, vicentino, já conversou sobre a eleição com seu assistido, com os seus amigos confrades e consócias? Sabe o que faz cada eleito no cargo que vai ocupar?
O voto é chamado de a “ferramenta da Democracia” e fazer uso dessa ferramenta é muito importante. Existem cidades em que os novos administradores e legisladores serão conhecidos logo no dia 15 e outras que passarão pelo segundo turno, no dia 29.
Mas você sabe o que fazem o prefeito e os vereadores?
O prefeito é chefe do Poder Executivo. Cabe a ele planejar o orçamento da cidade, cuidar e desenvolver políticas públicas, fazer obras (como creches, Unidades Básicas de Saúde, escolas, praças, entre outros). Ou seja, ele define o que a cidade precisa e executa, sempre cumprindo as leis municipais, estaduais e federais.
Já os vereadores, ocupam o cargo no Poder Legislativo. O número de vereador da Câmara Municipal é definido, por Lei, de acordo com o número de habitantes da cidade. É função do vereador fiscalizar o trabalho do prefeito, cobrando melhorias e repassando as necessidades da população. O vereador também faz leis específicas para a cidade.
E sabe por que é importante você vicentino saber disso e passar essas informações adiante?
Porque tem muita gente prometendo coisa que não pode cumprir, como candidato a vereador falando que vai fazer casa própria, pronto-socorro e candidato a prefeito falando da qualidade do Ensino Médio, por exemplo, que cabe à esfera estadual.
Votar consciente é exercer a Democracia. E para nós vicentinos, que trabalhamos diretamente com o povo, a escolha dos dirigentes da cidade é muito importante. Por isso, debata em sua Conferência, com o seu assistido a função de cada cargo e a importância de votar.
Esporte, fraternidade e caridade: a Copa sob o olhar vicentino
Às vésperas da final da Copa do Mundo, Conferências e Conselhos da SSVP usam o esporte para aproximar vicentinos e assistidos, respondendo ao chamado do Papa Leão XIV por um esporte "escola de fraternidade e instrumento de paz"
Acolher sem fronteiras: como a SSVP responde às "novas pobrezas" dos migrantes no Brasil
Em viagem à Espanha, Papa Leão XIV pediu à Igreja que não seja espectadora do sofrimento de quem chega pelo mar. No Distrito Federal, uma Conferência vicentina já vive essa acolhida há sete anos, de família em família, um teto por vez
A devoção a Nossa Senhora do Carmo que sustenta o serviço vicentino na Região 5
Presidente do Conselho Central de Nossa Senhora do Carmo, em Brasília/DF, e vice-presidente da Conferência Nossa Senhora do Carmo, em Senador Firmino/MG, contam como a padroeira sustenta décadas de serviço vicentino
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.