Dia 15 de novembro é dia de Eleições Municipais em nosso país. Serão escolhidos os prefeitos ou prefeitas e vereadores de todas as cidades brasileiras. Você, vicentino, já conversou sobre a eleição com seu assistido, com os seus amigos confrades e consócias? Sabe o que faz cada eleito no cargo que vai ocupar?
O voto é chamado de a “ferramenta da Democracia” e fazer uso dessa ferramenta é muito importante. Existem cidades em que os novos administradores e legisladores serão conhecidos logo no dia 15 e outras que passarão pelo segundo turno, no dia 29.
Mas você sabe o que fazem o prefeito e os vereadores?
O prefeito é chefe do Poder Executivo. Cabe a ele planejar o orçamento da cidade, cuidar e desenvolver políticas públicas, fazer obras (como creches, Unidades Básicas de Saúde, escolas, praças, entre outros). Ou seja, ele define o que a cidade precisa e executa, sempre cumprindo as leis municipais, estaduais e federais.
Já os vereadores, ocupam o cargo no Poder Legislativo. O número de vereador da Câmara Municipal é definido, por Lei, de acordo com o número de habitantes da cidade. É função do vereador fiscalizar o trabalho do prefeito, cobrando melhorias e repassando as necessidades da população. O vereador também faz leis específicas para a cidade.
E sabe por que é importante você vicentino saber disso e passar essas informações adiante?
Porque tem muita gente prometendo coisa que não pode cumprir, como candidato a vereador falando que vai fazer casa própria, pronto-socorro e candidato a prefeito falando da qualidade do Ensino Médio, por exemplo, que cabe à esfera estadual.
Votar consciente é exercer a Democracia. E para nós vicentinos, que trabalhamos diretamente com o povo, a escolha dos dirigentes da cidade é muito importante. Por isso, debata em sua Conferência, com o seu assistido a função de cada cargo e a importância de votar.
Distribuição da Medalha Milagrosa mobiliza vicentinos e alcança milhares de fiéis em todo o Conselho Metropolitano de Pouso Alegre
Iniciativa anual fortalece a devoção mariana, incentiva o serviço aos Pobres e registra crescimento expressivo no número de vicentinos na região
A oração como centro da missão vicentina: por que rezar antes das visitas transforma o serviço aos assistidos
Em reflexão, o Padre Onésio Gonçalves Moreira, CM, destaca que a missão vicentina só floresce quando nasce da oração, que orienta, sustenta e dá sentido à caridade
A Encarnação que nos Chama à Carne dos Pobres: Reflexão do Padre Tito Marega
Uma meditação vicentina sobre o Advento, o Natal e a presença viva de Cristo na vida dos Pobres
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.