Confrade Renato Lima de Oliveira (*)
Um dos assuntos aos quais eu mais gosto de escrever é sobre a juventude da Sociedade de São Vicente de Paulo. No âmbito do Conselho Geral Internacional (CGI), do qual tenho a honra de ser o 16º Presidente-geral, afirmo e repito que o jovem tem voz, tem vez e tem protagonismo. A Vice-presidência Internacional de Juventude, Crianças e Adolescentes é a uma realidade que vem se consolidando e produzindo inúmeros frutos, conduzida pelo confrade brasileiro Willian Alves.
Estabelecemos o dia 4 de julho como “Dia Internacional do Jovem da SSVP”, para honrar a memória do bem-aventurado Pedro Jorge Frassati, jovem vicentino italiano que faleceu com 24 anos, ao ficar doente após visitar famílias carentes. Também criamos uma “coleta especial para a juventude” a ser feita também no mesmo dia. Anualmente, o confrade Willian escreve uma mensagem dirigida especialmente aos jovens por ocasião da celebração do dia 4 de julho.
Em 2018, em Salamanca (Espanha), o Conselho Geral realizou o 2º Encontro Internacional da Juventude da SSVP (em 2024, se Deus nos permitir, promoveremos o 3º Encontro), e demos um passo a mais para incrementar o trabalho da Vice-presidência Internacional de Juventude. Na ocasião, demos posse a 12 novos integrantes da equipe internacional que auxiliará o Conselho Geral na definição das estratégias relacionadas aos jovens.
Temos realizado, também, videoconferências e encontros de formação online para debater a questão do jovem inserido nas Conferências e nos Conselhos. Além disso, temos elaborado manuais e palestras enfatizando a importância do movimento da juventude vicentina (do qual eu mesmo, em 1986, ingressei). A Vice-presidência está realizando um censo para saber qual é o percentual de jovens na SSVP. Um concurso para a escolha da letra do hino “Os Sete Fundadores” em inglês, italiano e francês também está a cargo dessa Vice-presidência. O Planejamento Estratégico do Conselho Geral prevê, no Item 3, que trata da juventude, a meta audaciosa de termos jovens na proporção de, pelo menos, 30% dos membros em todos os países.
Para atrair o jovem para a SSVP, há várias estratégias que podemos empreender. Contudo, a melhor delas é falar sobre Ozanam para a juventude, nos colégios, nas universidades, nos grupos paroquiais de jovens e junto aos crismandos. Afinal, Ozanam viveu a vida plenamente: estudos acadêmicos, amizades sinceras, namoro e casamento, mercado de trabalho, família, vida eclesial, presença na SSVP, atuação social etc.
O 4º Presidente-geral, Antonin Pagès, assim escreveu na Carta-Circular de 1899, a respeito da fundação de Conferências vicentinas em colégios e universidades: “Não se pode negar a feliz influência exercida pelas Conferências sobre os alunos que delas fazem parte. Todos concordam em reconhecer quanto a SSVP é um elemento precioso na grande obra da educação, quanto contribui para o progresso da fé, para a salvaguarda dos costumes, para a formação do caráter e também para a retidão do juízo. Essas Conferências darão ainda todos os frutos que estamos a esperar. O aperfeiçoamento de um vicentino na prática da caridade depende, muitas vezes, do acerto de sua iniciação e do cuidado que houve em dirigir os seus primeiros passos”.
Falar de Ozanam para a juventude é fundamental. Ele é o nosso referencial e “modelo possível” de viver a santidade! Esse é o protagonismo do jovem vicentino: ser devoto e ser espelho de Ozanam, praticando a caridade para a construção de um mundo melhor. A ideia que o nosso querido confrade Ozanam tinha para a juventude pode ser retirada das atas do Conselho Geral de 1/02/1836 e 19/03/1848, quando ele dizia: “Se os jovens que chegam à Conferência acham útil encontrar amigos e irmãos, é essencial que a SSVP recrute seus membros entre os jovens. A SSVP não deve envelhecer à medida que seus fundadores envelhecem, para que a caridade não se torne uma prática rotineira. A juventude é útil por sua audácia, até por sua imprudência, pelas novas ideias que traz, pelos trabalhos em que podem pensar e nunca pensaram”.
A SSVP precisa muito dos jovens, e precisa de verdade! A Sociedade foi fundada por jovens! O que afirmo é a minha crença mais profunda: o jovem é a renovação da Sociedade de São Vicente de Paulo. As ideias, as propostas e as inquietações do jovem vicentino devem ser acolhidas pelos Conselhos e pelas Conferências como “um verdadeiro presente de Deus” para a melhoria da prática vicentina da caridade e da ação efetiva (e eficiente).
O jovem vem para somar com sua criatividade e inovação, e nós precisamos da generosidade do jovem para aperfeiçoar as atividades, os programas, os projetos e as iniciativas adotadas pelos Conselhos. O papa São João Paulo II já dizia, certa vez: “Precisamos de santos sem véu ou batina. Precisamos de santos de calças jeans e tênis. Precisamos de santos que vão ao cinema, ouvem música, bebem Coca-Cola e passeiam com os amigos”.
Para finalizar, vale a pena ler e meditar a seguinte afirmação do 3º Presidente-geral, Adophe Baudon, na Carta-Circular de 1851, sobre a necessidade urgente da presença de jovens nas nossas Conferências: “Em algumas cidades, especialmente naquelas que possuem muitos estudantes, lastima-se, frequentemente, que as Conferências, fundadas para o bem da mocidade e para conservá-la, pela caridade, nos laços tão suaves da religião, tenham em seu seio tão poucos jovens ou mesmo nenhum. Indubitavelmente, as Conferências criadas em colégios são seguros viveiros para a SSVP, e convém aproveitar essa seiva vigorosa que todos os anos elas nos podem trazer”.
(*) 16º Presidente-geral da SSVP
Crédito: Texto publicado na Tribuna Vicentina, do Conselho Metropolitano de Maceió na edição de novembro

Quando a solidariedade e a fraternidade constroem lares
Tema da Campanha da Fraternidade 2026 - Fraternidade e Moradia - não é desconhecido dos vicentinos, que se unem e constroem casas para assistidos de todo o Brasil.
Denor promove live sobre contabilização de serviço voluntário e donativos no dia 26 de fevereiro
Formação técnica será transmitida pelo canal oficial da SSVP Brasil no YouTube e é voltada especialmente às Unidades Vicentinas com personalidade jurídica
Decom Nacional faz campanha para conquistar 1.000 novas assinaturas do Boletim Brasileiro na 54ª Romaria
Campanha nacional do Decom mobiliza vicentinos para fortalecer o BB em 2026 e lança ação especial durante a Romaria Nacional dos Vicentinos, em Aparecida/SP
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.