A promoção de uma família carente não depende apenas de planos e projetos mirabolantes. A Conferência Padre Eustáquio, em Patrocínio (área do Conselho Metropolitano de Patos de Minas-MG), mostra que boa vontade e um pouco de investimento são capazes de gerar a Mudança Sistêmica.
D. Rosa era assistida pela Conferência. Muitas dificuldades marcaram a vida dela. Sobrevivia com os dois filhos apenas com o Bolsa Família. Não podia sair de casa, porque precisava cuidar em tempo integral de um deles, que carecia de atenção especial, porque desenvolveu transtornos ao ver o pai ser assassinado dentro de casa.
Acompanhando D. Rosa, os vicentinos entenderam que ela precisava trabalhar com algo que pudesse ser feito na residência dela. Eles observaram que a assistida sabia costurar e fazer crochê. Ligaram um ponto ao outro, e chegaram à conclusão de que a assistida poderia fazer artesanatos sem deixar o filho sozinho.
Em 2017, os membros se inscreveram nos Projetos Sociais do Conselho Nacional do Brasil (CNB), que financia ações de promoção social. O projeto de assistência a D. Rosa foi aprovado e o CNB destinou pouco mais de R$1 mil para a compra de uma máquina de costura e materiais.
A ação dos vicentinos não parou por aí. Até que D. Rosa ficasse conhecida na cidade, eles ajudaram na divulgação do trabalho, compartilhando imagens das peças produzidas por ela.
Logo em seguida, D. Rosa conquistou a clientela própria com a venda de tapetes e panos de prato, e conquistou também a mudança de vida.
Júnia Marisa Caixeta Nunes Fernandes é a secretária da Conferência. A história de Mudança Sistêmica a faz muito feliz. “A gente trabalha é pela promoção das famílias; não é só pela questão da independência financeira, mas para que elas conquistem a dignidade”.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL
Exemplos que Arrastam: Quando um olhar e pequenas ações mudam a realidade vicentina
A coluna Exemplos que Arrastam conta a história de Claudiana que "incendiou” o carisma na CCA Anjo Gabriel e na CJ do Conselho Particular Sagrada Família, em Ipatinga/MG.
Volta às aulas mobiliza unidades vicentinas em campanhas solidárias por todo o país
Com iniciativas locais, vicentinos promovem acesso à educação, fortalecem a dignidade das famílias assistidas e inspiram outras Conferências a seguirem o mesmo caminho
Leiga assume o Conselho Nacional da Família Vicentina do Brasil pela 1ª vez
Pela 1ª vez uma leiga assume a coordenação do Conselho Nacional da Família Vicentina do Brasil: Márcia Teresinha Moreschi, da Conferência Sagrada Família
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.