Vicentinos votam documentos importantes

0
2379
Votações durante a Plenária Nacional

 

A tarde e noite desse sábado (4) e a manhã de hoje (5) foram dedicadas a votações de documentos que vão normatizar questões administrativas relacionadas à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Dentre eles, um que orienta sobre os procedimentos dos Conselhos Fiscais nas Unidades Vicentinas, referente à candidatura, eleições, posses, obrigações, responsabilidades e exercício das atividades.

Uma das situações acordadas é que os conselheiros eleitos vão escolher entre eles um coordenador. A função de membro do Conselho Fiscal será desempenhada por confrades e consócias, de preferência com formação na área de Direito ou Finanças.

Ainda foi discutido o documento que normatiza as ações das Unidades Vicentinas do Segmento Fúnebre (funerárias e cemitérios), com o foco de disciplinar as atividades, alinhando-as aos objetivos institucionais da SSVP.

As lideranças vicentinas aprovaram por fim a Instrução Normativa sobre Procedimentos de Intervenção em Unidades Vicentinas e a Resolução sobre Transferência de Patrimônio das Obras Unidas para o Conselho Central.

A íntegra de todos os materiais será disponibilizada pelo Departamento de Normatização e Orientação (Denor) nos próximos dias, no site SSVPBRASIL.

PORTARIA

Na grade de atividades da Plenária, foram apresentadas as alterações de Estatutos aprovados na Assembleia Geral da Confederação Internacional da SSVP, em 2016. O documento proíbe a propaganda favorável ou contrária a um candidato em eleições vicentinas; legitima que doações feitas para um fim específico somente poderão ser usadas para este mesmo propósito, dentre outras questões.

CANONIZAÇÃO DE OZANAM

O processo de canonização do bem-aventurado Antonio Frederico Ozanam também foi tratado na manhã deste domingo. O presidente da SSVP, confrade Cristian Reis da Luz, disse acreditar que o processo deva ser concluído nos próximos dois anos.

O confrade Orlando Inácio Gonçalves, vice-presidente da SSVP para a Região I, relembrou a trajetória de Ozanam no serviço aos Pobres e pediu que as lideranças vicentinas se espelhem no fundador e, principalmente, confiem no poder intercessor do bem-aventurado.

ALTERAÇÃO DA REGRA

 Outra questão abordada está relacionada ao estudo de alteração da Regra, principal documento dos vicentinos. O confrade Carlos Henrique David (Kaike), que faz parte da Comissão do Estudo, pediu que os vicentinos rezem por este importante momento que a entidade vai passar. Disse que todas as alterações visam adequar a SSVP aos tempos atuais. “Precisamos acompanhar as mudanças do mundo, fazendo com que o documento suscite novas Conferências e estimule a participação dos jovens, mas sem perder a nossa essência, que é o espírito primitivo de caridade e amizade”.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY