Vicentinos brasileiros estão na expectativa para ver o papa

0
2261
Jovens brasileiros durante a JMJ 2016, na Polônia.

O papa Francisco chega à Polônia hoje (27), onde participará de eventos com autoridades locais e o clero. O primeiro contato oficial com os participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) está previsto para esta quinta (28), na Cerimônia de Acolhida dos Jovens, no Parque Jordan em Blonia. Segundo o confrade Francisco Carlos, porta-voz do grupo de vicentinos brasileiros, os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) aguardam com ansiedade o encontro com Francisco e têm vivido bem a ‘Jornada’.

“Está valendo muito a pena, porque estamos na JMJ na casa do criador do evento, que é o papa São João Paulo II. A cada edição, mais pessoas aceitam o convite do sucessor de Pedro para testemunharem o amor a Jesus Cristo e partilharem suas experiências de vida”, descreve Francisco Carlos, que é da área do Conselho Metropolitano de Brasília (DF).

DESAFIOS

Os peregrinos brasileiros estão na Polônia desde a semana passada. Eles chegaram ao país para participar do Encontro Internacional da Juventude Vicentina (EIJV) na cidade de Piekary. Quando o evento acabou, pegaram um trem que demorou cerca de 40 minutos até chegar em Cracóvia (sede da JMJ). Da estação, tiveram que fazer uma longa caminhada à escola onde estão alojados.
As principais dificuldades, de acordo com Francisco, têm sido enfrentar o banho gelado, a alimentação (baseada em carne de porco, batata e repolho) e a chuva. Os peregrinos assistiram encharcados à Missa de abertura do evento, nessa segunda.
PROGRAMAÇÃO DA VISITA DO PAPA À POLÔNIA
Quarta-feira, 27 de julho
17h – Discurso do Papa em terras polonesas, no encontro com as autoridades, com a sociedade civil e com o Corpo Diplomático no pátio de honra do Wawel.
17h40 – Visita de cortesia ao Presidente da República na Sala dos Pássaros do Palácio de Wawel.
18h30 – Encontro do Pontífice na Catedral de Cracóvia com os bispos poloneses para quem deverá proferir um discurso.

Quinta-feira, 28 de julho
7h40 – Papa se transfere ao Aeroporto Balice-Cracóvia – com uma parada no Convento das Irmãs da Apresentação – seguindo às 8h30min, em helicóptero, até Częstochowa.
9h45 – Chegada ao Mosteiro de Jasna Gora e a Oração na Capela da Nossa Senhora Negra.
10h30 – Santa Missa, na área do Santuário de Częstochowa, por ocasião dos 1050 anos do Batismo da Polônia.
12h45 – Santo Padre retorna em helicóptero ao Aeroporto de Balice-Cracóvia.
17h30 – Cerimônia de acolhida dos jovens no Parque Jordan em Blonia, em Cracóvia. O Papa deverá proferir um breve discurso aos jovens.

Sexta-feira, 29 de julho
9h30 – Visita ao Campo de Concentração de Auschwitz
10h30 – Visita ao Campo de Birkenau, onde profere um discurso.
11h30 – Retorna a Cracóvia.
16h30 – Francisco visita o Hospital Pediátrico Universitário, em Prokocim, onde profere um discurso.
18h – Grande encontro com os jovens no Parque Jordan em Blonia, com a Via Sacra. O Papa deverá dirigir algumas palavras aos jovens.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY