Projetos Sociais do Brasil são citados em palestra internacional

0
1900
Confrade Renato Lima durante palestra nos EUA

No início deste ano, convidado para falar à comunidade acadêmica da “DePaul University” de Chicago (EUA) sobre os projetos de “Mudança Sistêmica” implantados pela Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) pelo mundo, o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º presidente-geral, apresentou exemplos de iniciativas bem-sucedidas, sendo quatro projetos brasileiros, patrocinados com recursos do Conselho Nacional do Brasil.

A palestra do confrade Renato Lima fazia parte do ciclo de debates intitulado As respostas dos vicentinos ao redor do mundo no enfrentamento da pobreza.  “Procurei mostrar aos alunos e professores presentes que nós precisamos adotar uma prática caritativa que traga resultados concretos para os mais necessitados. A geração de emprego e de renda é a maneira mais adequada de quebrar o ciclo da pobreza”, defendeu o presidente.

Os casos do Brasil apresentados foram: 1) produção de tapetes pela Sra. Antônia Medeiros, de Águas Lindas (GO); 2) produção de salgados pela Sra. Natália Procópio, de Fortaleza (CE); 3) serviços diversos prestados no salão de beleza da Sra. Carol Santos, de Sarandi (PR); e 4) horta comunitária, liderada pelo Sr. Ronaldo Pinheiro, em Curuçá (PA).

Além dos exemplos brasileiros, o presidente-geral incluiu na palestra iniciativas de “Mudança Sistêmica” nos Estados Unidos da América, Líbano, Trinidad & Tobago, Filipinas, Índia e Granada. Na exposição, o confrade Renato destacou que o assunto da “Mudança Sistêmica” também está abordado na Carta Circular de 2020, de autoria dele.

A “DePaul University” foi fundada em 1898 e é mantida pela Congregação da Missão (padres vicentinos). É a maior universidade particular dos Estados Unidos, assim como é também a maior universidade católica daquele país, estando comprometida “com uma experiência educacional que une mentes, lugares, pessoas e corações” (como está descrito no site da instituição). São 25 mil alunos estudando em 300 cursos superiores.

Mais informações sobre o evento estão na revista digital “Ozanam Network”: https://vincentians.ssvpglobal.org/pt-pt/boletim.

Fonte: CGI

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY