Presidente Geral representará a SSVP em debate no Vaticano sobre refugiados e migrantes

0
704
Crédito da imagem: SSVP Global

No próximo dia 15 de abril, em Roma (Itália), o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, do qual a Sociedade de São Vicente de Paulo faz parte por meio do 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, promoverá um evento online que pretende discutir a situação atual dos refugiados e dos migrantes pelo mundo.

O encontro será coordenado pelo Departamento de Migrantes e Refugiados, que é um dos órgãos técnicos que integra ao referido Dicastério, presidido pelo próprio Papa Francisco, e cujos subsecretários são o padre Fábio Baggio e o cardeal Michael Czerny. A questão central serão os desafios relacionados ao tema, ao compartilhar iniciativas bem sucedidas na construção de uma Igreja próxima aos refugiados e aos migrantes.

Na pauta da reunião, os participantes do Dicastério serão indagados sobre quatro questões: a) os desafios da Igreja nesse contexto; b) a situação das famílias refugiadas que vivem o drama das migrações forçadas; c) ações concretas da Igreja para enfrentar os desafios apresentados; e d) uma visão pastoral de futuro para combater adequadamente esses desafios.

“Nós, membros da SSVP, podemos contribuir bastante com esse debate, uma vez que temos acolhido os migrantes e os refugiados em várias partes do mundo, procurando dar a essas famílias uma vida digna e estável. Além do apoio material, prestamos orientação espiritual e aconselhamento religioso, com a finalidade de acalmar os corações dessas pessoas tão sofridas e excluídas”, comentou o confrade Renato Lima.

E agregou o Presidente-geral: “Durante a crise sanitária, a condição de refugiado ou migrante se acentuou enormemente, pois o distanciamento social estabelecido pelas autoridades governamentais ampliou ainda mais o isolamento e a rejeição que a sociedade civil impõe, lamentavelmente, a esses filhos de Deus”.

Ao longo do ano, outros eventos virtuais (e também presenciais, caso a pandemia assim o permita) deverão ser realizados com a finalidade de consultar, novamente, os membros do Dicastério a respeito de outros temas previstos nos estatutos do Dicastério, como caridade e solidariedade, justiça e paz, cuidado com a criação divina e saúde.

No dia 26 de setembro de 2021, a Santa Igreja estará celebrando o DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO. Haverá uma campanha de comunicação na mídia que ajudarão a aprofundar a reflexão sobre o assunto. Convidamos todos os Conselhos Superiores a conheceram a Mensagem do Papa Francisco sobre esse tema, que está disponível em https://migrants-refugees.va

Temos a certeza de que a SSVP, em cada país, unir-se-á aos esforços da Igreja para ajudar as pessoas e famílias vulneráveis sujeitas às migrações.

Fonte: Conselho Geral – SSVP Global: www.ssvpglobal.org

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY