Papa nomeia bispo vicentino que já foi Assessor Espiritual de Metropolitano

0
7578
Padre Evaldo terá como lema a frase: "Quero misericórdia"

A Família Vicentina brasileira conta com mais um membro dentro da Conferência Episcopal. O padre Evaldo Carvalho Santos foi nomeado, nesta quarta-feira (20), bispo para a Diocese de Viana, no Maranhão. A nomeação foi dada pelo Papa Francisco.

Padre Evaldo é da Congregação da Missão (CM), ordem fundada por São Vicente de Paulo em Paris, no ano de 1625. Foi ordenado sacerdote em 10 de janeiro de 1998. Completa no próximo dia 9 de março os 50 anos de vida.

Ele já foi Assessor Espiritual do Conselho Metropolitano de Fortaleza (CE) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), há cerca de seis anos.

Em entrevista exclusiva à equipe de jornalismo do site SSVPBRASIL, padre Evaldo disse que a nomeação dele vem coroar o trabalho desenvolvido pelos seguidores do Carisma Vicentino. “Nós, como filhos de São Vicente, somos uma família e trabalhamos em grupo. E ter sido escolhido bispo é o reconhecimento do trabalho de todos os vicentinos”.

O novo bispo afirma que o Carisma Vicentino casa muito bem com o pontificado do Papa Francisco de aproximação com os Pobres.

Padre Evaldo não esperava a nomeação, mas a aceitou com muita alegria. “O Papa nos fala muito desta atitude de acolher as surpresas de Deus. É um desafio grande, mas eu confio no amor e misericórdia de Deus”.

A posse dele no Maranhão será no dia 18 de maio.

Terceiro bispo vicentino

Padre Evaldo será o terceiro bispo vicentino atualmente no Brasil. Também assumem dioceses brasileiras os lazaristas Dom Fernando Barbosa (em Tefé, Amazônia) e Dom Carlos Chacorowski (em Caraguatatuba, São Paulo)

Vida a serviço

O novo bispo trabalhava como pároco da Paróquia Santo Antônio, em Quixeramobim (CE). Com a nomeação, assume a Diocese de Viana, que estava vacante desde dezembro de 2017, quando Dom Sebastião Lima Duarte foi transferido para a Diocese de Caxias, no mesmo estado.

Natural de Fortaleza, no Ceará, padre Evaldo cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional, em Belém (PA). Fez Especialização em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Durante seu ministério sacerdotal, atuou como vigário paroquial de São José, em Tucuruí, Diocese de Cametá (PA) (1998); Missionário na Missão de Itaituba (PA) (1999); pároco de São Pedro e São Paulo e formador do Seminário Lazarista de Filosofia, em Fortaleza (2000-2002); diretor do Seminário da Província de Fortaleza (Propedêutico, Filosofia e Teologia), reitor do Seminário Lazarista de Teologia, em Belém do Pará (2003-2009); vigário paroquial de Nossa Senhora dos Remédios, em Fortaleza (2010); vice provincial da Província Lazarista de Fortaleza (2007-2010); e Superior provincial da mesma Província (2010-2016); pároco de São Pedro e São Paulo, em Fortaleza.

 

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY