Padre Emanoel reflete sobre a importância da oração para o cristão

0
1646

No dia 4 de março é celebrado o Dia Mundial da Oração e conversamos com o Padre Emanoel Bedê, Assessor Espiritual dos vicentinos, para entender a importância do ato na vida do Cristão.

O padre relembra a fala de São Vicente de Paulo: “Dai-me uma pessoa de oração e ela será capaz de tudo!”. Segundo o religioso, a oração é um lugar de encontro profundo e transformador com o Senhor, um caminho de acesso e a chave da porta pela qual o cristão chega ao divino. “A oração simples e humilde, como daquele publicano no Evangelho de Lucas, que, reconhecendo a sua condição humilhante de pecador, balbuciou uma simples prece brotada do coração que lheabriu uma janela espiritual que conduz à salvação”, comenta.

Na espiritualidade cristã, a oração é um tesouro da vida dos Santos, que se inspiram no Mestre, que tantas vezes se retirava para rezar a sós para elevar suas preces ao Pai. “O Dia Mundial da Oração vem ao encontro do início da Quaresma, tempo oportuno para refletir sobre a mudança de vida, de hábitos e de atitudes. A oração é uma das proposições quaresmais para encontrarmos com o caminho da conversão do nosso coração. Devemos tomar consciência de que ‘toda nossa vida deveria ser uma oração’, um diálogo permanente, profundo e fecundo com Deus, para que nós possamos acolhê-lo em nossa vida com a intimidade que nos liberta do medo, que outrora deixava o coração inseguro e coloca em seu lugar a certeza de que Ele, que já nos conhece desde nossa concepção, nos ama incondicionalmente, entende e nos acolhe com nossas misérias e limites”, explica o clérigo.

Padre Emanoel ainda relembra que, para os vicentinos, herdeiros do carisma de São Vicente de Paulo, e discípulos do Beato Frederico Ozanam, a oração é o caminho de união com Deus, em Jesus Cristo, evangelizador dos Pobres. “É o lugar onde descobrimos e discernimos a vontade de Deus. A oração, nos dizia o Santo, é ‘uma fonte de juventude, pela qual somos rejuvenescidos’. ‘A oração é para a alma o que é o alimento para o corpo’. ‘É um suave orvalho que, a cada manhã, refresca a alma’. ‘A oração é uma pregação que fazemos a nós mesmos para convencer-nos da necessidade que temos de recorrer a Deus e de cooperar com sua graça para extirpar os vícios de nossa alma, nela implantando as virtudes’, reflete o religioso.

Para a data, o padre indica a Oração pela Paz para todos os membros da SSVP:

 “Meu Deus, Tu que és soberano e que governas sobre todos,

Tu que conheces cada pensamento e ação do ser humano,

Escuta minha oração porque sofro vendo a dor

daqueles que padecem a violência de uma guerra

que devora a vida que Tu nos deste.

Detém o pensamento hostil, a ambição e a cobiça.

Toma o controle das decisões dos governantes

Para conduzi-los pelos caminhos da paz.

Não permitas que o inocente morra ou seja ferido nas mãos de seu opressor.

Defenda o fraco. Cuida daqueles que sem motivos sofrem perdas.

Pai, Te entregamos o destino destas nações,

Enquanto te pedimos que tragas Tua paz sobre elas.

Amém!”

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY