Missão Acre funda nova Conferência vicentina

0
1084
Nova conferência de Rio Branco/AC, Bom Pastor
Nova conferência de Rio Branco/AC, Bom Pastor

A Missão Acre, que ocorreu na semana de 11 a 19 de novembro, foi responsável pela fundação da mais nova unidade vicentina, a Conferência Bom Pastor, localizada na cidade de Rio Branco, formada por cidadãos locais e com apoio da comunidade. A diretoria provisória é formada pela presidente Sara Dias de Amorim, a secretária Juliana Menezes de Alcântara, a tesoureira Taicilene de Menezes e os demais membros: Julliana França, Paulo Diniz Fernandes de Souza, Jacinta, Marcelo, Cecilia Lourenço Domingos e Jorlei Dias Martins.

Segundo o confrade José Heitor de Amorim, membro do Departamento Missionário do CNB, a comunidade local já tinha um interesse antigo em criar uma unidade vicentina na cidade. “Em uma reunião com as pastorais e movimentos convocados pelo padre Macos Antônio de Souza, na Paróquia Santa Cruz, de Rio Branco, fomos acolhidos com muito carinho, nos abriram as portas da comunidades e mostraram entusiasmo  sobre os vicentinos, que gostariam que a comunidade tivesse uma Unidade vicentina, pois já conheciam nosso trabalho”, conta o missionário.

Essa conversa inicial aconteceu em junho de 2022 e, durante a Missão ocorrida no mês passado, os membros do Departamento Missionário do CNB se reuniram na Igreja Matriz de Santa Cruz para a primeira reunião da nova Conferência. “Para eles compreenderem como funciona as nossas reuniões, fizemos um passo a passo da reunião ordinária de Conferência, pois nenhum deles conhecia os processos da SSVP”, relembra Heitor.

Os integrantes da missão explicaram como fazer as atas, a tesouraria, o expediente, as sindicâncias, as visitas às famílias assistidas e como receber as pessoas que chegavam até eles. “Falamos a eles que somos convidados a fazer a diferença na vida do próximo e que temos de ajudá-los a buscar seus direitos. Também apresentamos um pouco da nossa hierarquia, sem aprofundar muito, pois eles ainda estão aprendendo o que é a Conferência”, relembra o confrade. 

O nome da Conferência, Bom Pastor, foi escolhido, pois o santo é o padroeiro da comunidade. “Votaram por unanimidade, ficando, então, o nome de Conferência Bom Pastor”, afirma o missionário. 

Equipe Missionária do CNB em missão em Rio Branco/AC

O confrade César Custódio da Silva, Coordenador da Ecafo do CNB, também participou da missão. “Foi uma semana de bençãos. Fizemos várias visitas, reunião de informação e formação. Tivemos apoio dos padres da cidade, que abriram as portas e incentivaram  a participação de seus paroquianos”, conta César. 

O Coordenador da Ecafo, assim como Heitor, descreve o acolhimento recebido em Rio Branco: “foi muito gratificante o período que passamos com aquele povo de alegria contagiante, sempre disponível  para nos atender. Conseguimos deixar uma nova Conferência funcionando  e uma segunda, no bairro Caladinho, em processo de fundação. Além disso, conquistamos novos membros para ingressar nas Conferências já existentes”, finaliza o confrade César.  

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY