Departamento Missionário funda a primeira Conferência no Estado de Roraima

0
2728
Membros da Conferência Bom Pastor com integrantes do Departamento Missionário e o bispo Dom Mário

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) agora também está presente no Estado de Roraima. A Conferência Bom Pastor é a primeira Unidade Vicentina a ser instalada na região. Ela foi fundada nesse domingo (23) em Boa Vista, por meio de um trabalho idealizado pelo Departamento Missionário do Conselho Nacional do Brasil (CNB). A Conferência começa as atividades com 10 membros que foram proclamados após participarem do Curso Básico da Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam (Ecafo), o primeiro requisito para se tornar um (a) vicentino (a).

A cerimônia de fundação contou com um café comunitário, Missa em Ação de Graças e, após, a reunião que marcou o início da Conferência. A nova Unidade Vicentina conta com o apoio das Filhas da Caridade (Ramo da Família Vicentina que está presente no Estado) e do bispo da Diocese de Roraima, Dom Mário Antônio da Silva.

Dom Mário
Dom Mário

Dom Mário tem feito visitas regulares à Conferência e participou da cerimônia de posse. Na ocasião, externou a alegria da presença dos vicentinos em Roraima. “A Conferência é o serviço à caridade, e isso é de extrema importância. Nós, da Diocese de Roraima, nos alegramos com ela. É uma forma de ver clara a mensagem de Jesus no Evangelho: de amar e servir os necessitados; de amenizar os sofrimentos das pessoas; de assistir os doentes; de fazer com que a caridade de Cristo continue produzindo frutos no coração de católicos ou não”.

O bispo espera que a Unidade Vicentina faça um trabalho efetivo pelos Pobres e que ela se espalhe por todo o Estado de Roraima. “Faço votos de que a Conferência esteja em comunhão com as Pastorais Sociais, com a coordenação de Pastoral da Diocese, para ver os encaminhamentos que se possam tomar para novas Conferências, o que será muito bom porque nos ajudará a organizar melhor o serviço da caridade já existente em nossas comunidades e nossa Igreja. Hoje, é um dia de esperança e de um fruto muito bom, porque é o fruto do Evangelho, da caridade, do serviço aos Pobres, do seguimento a Jesus – o ‘Bom Pastor’”.

ASSISTÊNCIA A VENEZUELANOS

A Conferência Bom Pastor mal começou e já está repleta de trabalho. O desafio emergencial é assistir venezuelanos que estão na cidade de Boa Vista em busca de emprego. Eles foram abrigados em um ginásio e precisam da ajuda dos vicentinos.

Os membros da Unidade Vicentina também prestam assistência a famílias carentes locais.

COMEMORAÇÃO

A consócia Margarete Santos, coordenadora do Departamento Missionário, revela que a fundação da Conferência em Boa Vista foi uma das principais conquistas da ‘pasta’ que ela administra. “Foi um desafio imenso porque lá não tinha a SSVP e nós conseguimos introduzi-la no Estado. E estamos ainda muito otimistas, porque os membros são empenhados e a Igreja tem dado muito apoio, por isso, temos certeza de que outras Conferências serão fundadas em breve”.

Segundo a coordenadora, o próximo desafio é fundar a primeira Conferência em Rondônia. No Estado do Amapá, está sendo feito um estudo para verificar que se há vicentinos ou não. Se não houver, o Estado também receberá Missões e os confrades e consócias poderão se orgulhar em saber que a SSVP estará em todos os cantos do país.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY