CNB anuncia mais quatro unidades de Trailer de Banho Vicentino

0
3042
Quarto novos trailers serão viabilizados pelo CNB, após seleção de projetos

O presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB), confrade Márcio José da Silva, anunciou durante a Reunião Plenária, realizada de 1 a 3 de abril, em Osasco/SP, que o Conselho irá destinar mais quatro unidades do Trailer do Banho Vicentino aos Conselhos Metropolitanos (CM’s) até o final do ano. Segundo o presidente, os locais para onde os trailers irão serão definidos após os Conselhos mandarem projetos ao CNB e passarem por uma seleção.

“Vocês conhecem o Projeto Banho Vicentino, em Juiz de Fora/MG? Pois vamos destinar quatro estruturas para quem apresentar Projeto e for aprovado. São até R$ 200 mil para cada unidade, para a compra do trailer e do veículo que o conduzirá. É uma responsabilidade grande, porque de nada adianta ter o trailer e o veículo e não conseguir manter, por isso, queremos ver os projetos e a viabilidade para depois escolhermos quem será contemplado”, explicou.

O confrade Márcio explicou que primeiro será destinado um trailer à área do Conselho Metropolitano selecionado, como uma espécie de piloto, para depois o CNB destinar os outros três trailers. “Como o projeto inicial foi criado e desenvolvido por Juíz de Fora, eles tinham toda a programação, inclusive financeira para colocar o projeto em prática. Precisamos ver como os outros CM’s se comportam antes de viabilizar todas as unidades. Vamos divulgar uma circular neste sentido, para orientar como se inscrever e participar dessa seleção”, conta.

Para o presidente, o projeto originado em Juiz de Fora é um exemplo prático de como estender as mãos aos Mestres e Senhores e ajudar na recuperação da dignidade dos Pobres, em especial daqueles que se encontram em situação de rua. Logo no início do projeto, o confrade Vanderson Aparecido Gomes Magalhães, mais conhecido como Vandinho, presidente do Conselho Central Santo Antônio e um dos idealizadores e coordenadores do projeto explicou: “Nenhuma forma de caridade é estranha à SSVP. Olhar para as pessoas de situação de rua tem que ser uma prática vicentina também. Se um dos nossos pilares é o olhar para o Pobre, temos que entender a questão da pobreza em cada tempo e foi o que fizemos neste caso, atendendo e olhando com olhos de Caridade e Amor, o pedido de uma assistida”.

E é exatamente este olhar de acolhimento, para aqueles que realmente estão à margem da sociedade, muitas vezes morando embaixo de marquises, sem apoio das autoridades e esquecidos pela sociedade, que o presidente do CNB quer espalhar com a viabilização de mais quatro unidades do projeto.

Sobre o Projeto

O Projeto Banho Solidário Vicentino nasceu na cidade mineira de Juíz de Fora, em 2020, e foi desenvolvido pelo Conselho Central Santo Antônio, com recursos doados pelo Conselho Geral Internacional, com o objetivo prático de proporcionar banhos a pessoas em situação de rua. Além do banho, os atendidos recebem roupa nova (incluindo roupas íntimas), alimentação, kits de higiene (com shampoo, condicionador, sabonete, escova de dentes, creme dental, absorvente para mulheres e produtos para fazer a barba para os homens). Mas, principalmente, todos recebem acolhimento humano.

A criação do trailer está intimamente ligada ao acolhimento humano característico dos vicentinos.  “Em 2015, durante nossas atividades da Missão de levar alimentos às pessoas de situação de rua, fomos interpelados por uma assistida nos pedindo uma maneira de tomar banho. Aquilo suscitou o clamor dos Pobres dentro de nós, fomos estudar, pesquisar, elaboramos um projeto. Em 2019, com o projeto finalizado, participamos de um edital do Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) e conseguimos o financiamento dos recursos. Viabilizamos a construção do trailer de banhos e começamos a funcionar efetivamente dia 24 de junho de 2020”, conta o confrade Vandinho.

O trailer é composto por três cabines: uma para homens, uma para mulheres (ambas com chuveiro) e uma terceira para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, com chuveiro e ducha higiênica, além de vaso sanitário (fixo e de louça). Uma rampa é acionada na entrada desta cabine, para acessibilidade com cadeira de rodas. “Além da necessidade do banho, esses assistidos precisavam de local para fazer a barba, ter uma troca de roupa depois da higienização, usar um banheiro limpo. Fomos pensando nisso, desenvolvendo o trailer, com o objetivo mesmo de olhar para essas pessoas que, na maioria das vezes, são invisíveis para a sociedade”, lembra o confrade.

Para colocar o trailer em ação, uma vez por semana, normalmente aos sábados, é preciso, além das doações de mantimentos, a doação humana dos confrades e consócias que integram o Conselho Central. O confrade Vandinho explica que além do banho em si, é preciso preparar a refeição, arrumar as roupas que serão doadas e escolhidas pelos assistidos, cuidar do lado espiritual de quem vai trabalhar no trailer e de quem vai receber o acolhimento.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY