5º Encontro Nacional do Departamento Missionário da SSVP: Um Mergulho na Mística Missionária

0
147

O 5º Encontro Nacional do Departamento Missionário da SSVP do Brasil acontece entre os dias 28 e 30 de junho, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, na Casa São Francisco Sales. O evento, com o tema central focado em um profundo mergulho na mística missionária, promete ser uma experiência transformadora para seus 120 participantes esperados, vindos de todos os cantos do país.

O principal objetivo do encontro é auxiliar os vicentinos a discernirem os melhores caminhos a seguir como missionários, além de capacitá-los a executarem essas missões de maneira eficaz. David Alves Faria, Coordenador do Departamento Missionário, destaca a importância de conduzir os participantes a um profundo entendimento da mística missionária, permitindo-lhes decidir sobre grandes sonhos e caminhar juntos. “Queremos que, após o encontro, cada participante seja um multiplicador, espalhando pequenas ações missionárias por todo o Brasil”, afirma David.

Programação será divulgada apenas para os participantes

Durante o encontro, David comenta que o evento irá abordar uma tríade: conversão, discernimento e decisão. A programação inclui momentos de espiritualidade, reflexão, confraternização e formação, com atividades projetadas para garantir uma participação ativa e imersiva. 

Dom Gabriel Marchesi, bispo da Diocese de Floresta/PE, será o assessor espiritual do evento. Entre os oficineiros, estarão Márcio José, atual presidente nacional do Conselho Nacional do Brasil (CNB), consócia Ada Ferreira e confrade Cristian Reis, vicentinos que tiveram forte participação na estruturação do Departamento Missionário. 

“Cronograma é super sigiloso e está guardado debaixo de sete chaves”, brinca o coordenador. “Não queremos divulgar muitos detalhes para que os envolvidos se surpreendam no momento”, comenta David. 

Localização e Logística

A Casa São Francisco Sales, localizada no Rio de Janeiro/RJ, será o local do encontro. A estadia e alimentação dos participantes estão inclusas na taxa de inscrição. Cada Conselho Metropolitano (CM) tem direito a três vagas, sendo uma para o(a) Coordenador(a) e duas para outras lideranças envolvidas com missões. O link para as inscrições foi enviado para os CM’s e estão abertas até 1º de junho.

O evento é direcionado a lideranças envolvidas com missões na SSVP, esperando reunir pessoas com profundo amor pela SSVP, vocação enraizada, capacidade de sonhar alto e disposição para transformar a realidade de forma concreta. 

Organização

A organização do encontro está a cargo da Coordenação Nacional para o Departamento Missionário. Este evento se insere no planejamento estratégico da missão vicentina da SSVP, que visa à revitalização da instituição e ao revigoramento de seus membros. Durante o encontro, será lançado um projeto missionário que norteará os trabalhos da SSVP até o final do mandato da atual diretoria do CNB.

David reforça a mensagem principal do encontro: “Queremos que os participantes mergulhem na mística missionária, para discernirem os caminhos a seguir, mudarem de direção se necessário e sonharem grande conosco”. Ele também destaca a importância do envolvimento do público com a missão da SSVP: “Cuidar da SSVP é tarefa de todos. Cada um, em sua realidade, pode realizar pequenas ações para manter nosso trabalho e essência vocacional.”

Futuro do Departamento Missionário

O principal desafio da missão da SSVP no contexto social atual é a crise de superficialidade. No entanto, David vê nisso uma oportunidade: “Há muitos vicentinos firmes na vocação que doam parte do seu tempo à missão. Nosso trabalho é bonito e gratificante, e cada vez mais pessoas abraçam a causa missionária”. 

Para se conectar com a rede missionária da SSVP após o encontro, os participantes devem estar atentos aos meios de comunicação da instituição e se aproximar das coordenações dos Departamentos Missionários dos Conselhos Metropolitanos.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY