“50ª Romaria Nacional dos Vicentinos – 50 anos de peregrinação a Casa da Mãe”

0
1747

No último dia 25, quarta-feira, o presidente do Conselho Nacional do Brasil, confrade Márcio José da Silva, divulgou a circular de número 42, falando aos vicentinos de todo país da realização da 50ª Romaria Nacional ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Confira as palavras do nosso presidente, se inspire e comece a preparar as malas. A Casa da Mãe nos espera, vicentinos!!!

“Amados Confrades e Consócias, louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Que alegria nos dirigirmos a vocês, vicentinos de todo o país, no ano em que celebramos 150 anos da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil, para dizer que neste ano tão especial estamos próximos de “dar continuidade, agora de forma presencial” à 50ª Romaria Nacional dos Vicentinos ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, iniciada de forma virtual em 2021.

Tem um velho ditado que diz: “Deus escreve certo por linhas tortas”; e como escreve!

 O mundo todo se fechou, se calou e se assustou no início de 2020, quando já nos preparávamos para a nossa maior Romaria Nacional dos Vicentinos ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida/SP. A situação de apreensão, preocupação, dúvidas, medo e cuidados nos indicou que era preciso esperar, mas jamais deixar de desejar e fazer de tudo para que os 50 anos de peregrinação à Casa da Mãe acontecesse de forma tão especial e significativa na nossa caminha de Fé.

Foram dias difíceis para nós Vicentinos e tantos outros grupos que anualmente se dirigem a Aparecida/SP, para testemunhar a Fé, o Amor e o Carinho com a Mãe de Deus e nossa, a Senhora Aparecida.

O Santuário, numa condição nunca imaginada, viveu tempos difíceis sem a presença contínua e diária de milhares e milhares de devotos do Brasil todo caminhando, rezando, louvando e participando das celebrações. Não é difícil imaginar a tristeza, o silêncio e o vazio de um local que nós vicentinos conhecemos tão bem, local do Encontro e da Unidade em torno daquela que, sendo a Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, se fez a Mãe Amável de cada um de nós.

No Santuário, nós Vicentinos e outros grupos irmãos de peregrinação, nunca fomos tão Maria como naquele momento: Maria da espera, Maria do silêncio, Maria da dor de ver diariamente tantos dos seus filhos acuados, amedrontados, hospitalizados. Como Maria, sentimos uma espada transpassar nosso peito nas vidas perdidas de tantas pessoas, amigos, familiares.

 Mas assim como Maria vence o momento do calvário, nós todos, Cristãos, Vicentinos, pessoas de fé e perseverança, aos poucos vencemos as inúmeras batalhas causadas pela pandemia. Deus agiu forte e rápido através da ciência e hoje, Graças a Deus, podemos ir retomando a vida normal, e novamente podemos nos olhar e mostrar nosso sorriso e alegria sem máscaras, podemos nos reencontrar e podemos novamente celebrar a Unidade em torno da Mãe para louvar e agradecer por estarmos aqui vivos e prontos para ir ao encontro dos Pobres, viver nossa Vocação Vicentina.

É, realmente “Deus escreve certo por linhas tortas”, e como escreve!

Graças a Deus se aproxima o momento oportuno de Confrades e Consócias retomarem aquele movimento bonito de incontáveis caravanas se deslocando de todo país e irem chegando à Casa da Mãe para fazer de Aparecida/SP a cidade mais vicentina do Planeta Terra.

Será lindo viver esse momento, momento de matar as saudades, e que saudades, quantas saudades! Momento de andar pelo Santuário nos reencontrando, nos abraçando, e fazendo ecoar por cada canto daquele local abençoado, um permanente e constante, “Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!”, e um “Para sempre seja louvado!”

Neste ano podemos peregrinar a Casa da Mãe todos com uma certeza, a de que já é sim a “maior Romaria Nacional dos Vicentinos de todos os tempos”, iniciada de forma virtual em 2021 e que vai se encerrar com chave de ouro nos próximos dias 08, 09 e 10 de julho de 2022, como a Romaria do Encontro, da importância do estarmos juntos, do abraço fraterno e da oração e louvor a Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe tão querida.

Com o tema da Romaria: “Sob o manto sagrado da Mãe, cultivando a Missão do saber cuidar”, tema também de nossa Caminhada Vicentina nas reflexões de nossas reuniões, formações e encontros, vamos juntos nos colocar sob o poderoso manto de Nossa Senhora, pedindo a Ela, que cuida de nós a todo momento, nos ajude e nos ensine todos os dias a cultivar em nós a nossa vocação de Saber Cuidar, saber cuidar de nós mesmos, de nossos familiares, de nossos amigos e principalmente saber cuidar dos mais Pobres, nossos Assistidos de nossas Conferências e os atendidos de nossas Obras Unidas, jamais perdendo de vista que “ser vicentino, é viver a nossa vocação nas Conferências e junto aos Pobres”.

Encerrando esta Circular com grande alegria pela realização da “50ª Romaria Nacional dos Vicentinos que se aproxima, aproveitamos para convidar cada Confrade e Consócia deste imenso Pais, onde há 150 anos somos um pouco de Vicente de Paulo e Ozanam junto dos Pobres, para que, na sua cidade, na sua região, se una com outros vicentinos, se programe, se organize e não deixe de estar na Casa da Mãe – o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida na nossa 50ª Romaria. Vamos, diante de Nossa Senhora, agradecer por tantas bênçãos e maravilhas que Ela tem feito em nossas vidas e na vida dos mais Pobres. Ainda dá tempo!

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY