28 de janeiro: aniversário de nascimento cofundador Le Taillandier

0
2802

Há 210 anos (28 de janeiro de 1811), nascia, na cidade de Rouen (França), Pierre-Auguste Le Taillandier, um dos sete amigos que fundaram, em 23 de abril de 1833, em Paris, a SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO. 

Ele teve apenas um irmão mais novo, Charles. Seu pai pertencia a uma família de comerciantes. Sua mãe era de uma família nobre. Le Taillandier mudou-se com a família para Paris onde ele pôde concluir os estudos jurídicos. 

Juntou-se a Antônio-Frederico Ozanam nas “Conferências de História”, defendendo a realização de algum trabalho beneficente mais efetivo no lugar das intermináveis discussões teóricas sobre história, literatura e filosofia. 

Ozanam o descrevia como “um jovem muito amável, bem informado e cheio de bom senso”. “A única falha encontrada é que ele não é de Lyon”, brincou carinhosamente Ozanam.

Em 1833, foi muito ativo na fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo. Ele também ministrava instruções religiosas aos aprendizes nas visitas domiciliares e junto a prisioneiros. Em 1834, Le Taillandier não era muito favorável ao desmembramento da primeira Conferência em várias outras, pois pensava que isso poderia ser o fim da Sociedade nascente, mas foi convencido pelos demais fundadores.

Em 1837, Le Taillandier foi para Le Mans e depois à sua cidade natal, Rouen. Auguste foi o primeiro dos jovens fundadores a receber o sacramento do matrimônio. Ele se casou com Marie Baudry, em 7 de agosto de 1838. O casal teve quatro filhos, sendo três meninas e um menino. 

Em Rouen, ele foi diretor de uma ​​companhia de seguros e de um hospital. Lá, ele fundou em 1841 a Conferência São Godard, vindo a ser presidente dela. Ele era muito popular entre seus companheiros da Conferência e concidadãos, vindo a receber muitos títulos de honraria.

Dedicou seus últimos dias a sua família, à educação de seus filhos, a seus amigos, à Conferência e a seu jardim. Pierre-Auguste Le Taillandier morreu em sua cidade natal em 23 de março de 1886, aos 75 anos de idade.

O Conselho Geral Internacional, por meio do projeto dos ANOS TEMÁTICOS INTERNACIONAIS, vem valorizando a biografia e o legado de todos os fundadores que inspirados pelo Divino Espírito Santo ao criarem a SSVP. Em 2022, se Deus quiser, será o ANO DE LE TAILLANDIER.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY