Viva o Carisma Vicentino – 400 anos de Caridade

1
4234

Em 25 de janeiro de 1617, o padre Vicente de Paulo realizava o famoso sermão de Folleville, considerado o “primeiro sermão da Missão” que viria a desempenhar a partir dali. Foi um sermão destinado aos camponeses da região, com o objetivo de transformar, sobretudo, a miséria moral do povo do campo.

A inspiração para esse sermão veio de uma Confissão que Vicente realizou em uma aldeia próxima (Gannes) com  um camponês que estava a beira da morte.

Mais tarde, em outro sermão, ainda em 1617, Vicente de Paulo, comovido com a situação de necessidade de uma família de Châtillon, exorta os fieis a ajudarem os necessitados. As pessoas respondem ao chamado de Vicente e ajudam a família, mas de uma forma desorganizada. São Vicente percebe, então, que a Caridade deve ser organizada, para que seja um “fogo que perdure”.

Nascia a inspiração no coração de Vicente para criar muitas obras de Caridade. A primeira delas, instituída ainda em 1617, foi as Damas da Caridade (hoje chamada de Associação Internacional de Caridades – AIC), reunindo senhoras nobres que teriam a missão de auxiliar os pobres. Depois vieram a Congregação da Missão (1625), para formar padres missionários, e as Filhas da Caridade (1633).

Ao longo dos séculos esse Carisma frutificou e espalhou-se da França para todo o mundo! A Família Vicentina reúne centenas de instituições que nasceram inspiradas pela história e pelos atos de São Vicente de Paulo, declarado pela Igreja Católica como Patrono de todas as obras de Caridade.

Uma dessas instituições é a nossa Sociedade de São Vicente de Paulo, formada por leigos e presente em 151 países do mundo. Foi criada em 1833, em Paris, na França por um grupo de jovens e um adulto, para promover a dignidade das pessoas que assiste e fortalecer a fé de seus integrantes, conhecidos como “vicentinos”.

A Sociedade de São Vicente de Paulo congratula-se com essa data tão simbólica dos 400 anos do Carisma Vicentino e, ao mesmo tempo, pede as bençãos de Deus e a proteção de Nossa Senhora para ajudar a manter vivo o fogo da Caridade pelos séculos vindouros.

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

1 COMMENT

  1. Como faço para fazer parte?
    Está obra vai em missão ao mundo?(Africa, países que tem guerra )

LEAVE A REPLY