Vicentinos esperam aprender muito durante a JMJ e o EIJV

0
2824
A consócia Luiza Nayara e o confrade David Emanuel vão para o EIJV e a JMJ 2019

Em janeiro de 2019, um grupo de vicentinos coordenado Comissão de Jovens do Conselho Nacional do Brasil (CNJ/CNB) embarcará para o Panamá. Eles vão participar do Encontro Internacional da Juventude Vicentina (EIJV) e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com a presença do papa Francisco.

Até o momento, a excursão vicentina tem cerca de 30 membros. Dentre eles, estão os jovens Luiza Nayara Mendes Costa (25) e David Emanuel Santos (33). Os dois se descrevem como ansiosíssimos para o início dos eventos.

Luiza Nayara já é veterana na JMJ e EIJV. Ela participou da edição brasileira dos encontros, em 2013. Segundo a vicentina, membro da Conferência São Francisco Xavier, em Belém (PA), a experiência vivida há cinco anos foi um divisor de águas na vida dela. “Antes, eu era vicentina, mas só participava de minha Conferência. Quando cheguei a Belo Horizonte (sede do Encontro Internacional da Juventude Vicentina, em 2013) e vi aquele tanto de jovens comprometidos com a causa dos Pobres, eu me senti motivada a ter uma participação cada vez mais atuante na SSVP, inclusive, assumindo encargos”, conta a consócia, que hoje é coordenadora de Jovens para a Região VII, incluindo os Conselhos Metropolitanos de Belém, Teresina e Fortaleza.

O confrade David estreia no Panamá a primeira participação no EIJV e na JMJ. Ele já sabe que vai enfrentar muitos desafios, dentre eles, dormir no chão, banho frio, às vezes dificuldades de acesso à alimentação, transporte, mas nenhum deles desanima o vicentino. “Eu quero crescer exponencialmente em minha caminhada vicentina e cristã, ao lado de outros membros da SSVP. Será uma experiência profunda de desapego e espiritualidade”, defende o membro da Conferência Nossa Senhora da Conceição, em Itabuna (BA), atual coordenador de Jovens para a Região VI (Conselhos Metropolitanos de João Pessoa, Olinda e Recife, Maceió e Bahia e Sergipe).

Luiza também compartilha do mesmo entusiasmo. “Tenho certeza de que vou uma pessoa e volto outra muito melhor”.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

A Comissão Nacional de Jovens da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) ampliou o prazo de inscrição para os interessados em participarem da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e Encontro Internacional da Juventude Vicente (EIJV), que acontecerão ano que vem no Panamá. A nova data vai até 15 de novembro.

É importante destacar que a CNJ não se responsabilizará por passagens aéreas. Ela apenas centralizará as inscrições, garantindo assim que todos os que se inscreverem até a data estipulada fiquem hospedados no mesmo lugar. Os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] , se apresentando e confirmando a participação no grupo ‘Juventude Vicentina da SSVP Brasil’.

Em seguida, o Conselho Nacional do Brasil (CNB) entrará em contato com o (a) jovem inscrito (a), informando-o (a) sobre a data limite para pagamento das taxas e a conta para depósito. As inscrições para o EIJV custam 60 dólares e para a JMJ 230 dólares. Dão direito a hospedagem simples, alimentação, seguro, kit peregrino e transporte.

Quem for participar deve tomar a vacina contra a Febre Amarela (em dose completa) e ter o Certificado Internacional de Vacinação.

Os brasileiros que entrarem em contato pelo e-mail [email protected] serão incluídos em um grupo de WhatsApp, onde dúvidas estão sendo sanadas.

A coordenadora nacional de Jovens da SSVP no país, consócia Denise Ramos, informa que os participantes viverão uma experiência única.

O Conselho Nacional do Brasil (CNB) enviará quatro representantes, dentre eles o padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), assessor Espiritual.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY