Vicentinos criam serviço para que população de risco fique em casa

0
5715
Consócia Thalia Souza

Além da ajuda constante às famílias carentes, os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) se depararam nesta semana com uma nova situação que necessitava da atuação deles. Como os efeitos mais nocivos do novo Coronavírus são para a população de risco (idosos, diabéticos, hipertensos e com problemas respiratórios), jovens vicentinos estão se oferecendo gratuitamente para fazer serviços nas ruas, a exemplo de pagar contas, ir a supermercados e farmácias.

Os idealizadores do projeto em Arcos (MG), na área do Conselho Metropolitano de Formiga, são jovens das Conferências São Rafael e São Miguel. Eles divulgaram uma propaganda nas redes sociais, ofertando ajuda. Os interessados ligam e os voluntários designam um membro para cumprir a tarefa. Hoje (19), primeiro dia da atividade, o serviço já foi acionado cinco vezes.

A consócia Geovana da Silva Cunha, de 20 anos, por exemplo, saiu para comprar analgésico a uma idosa que tem medo de ir à rua e se contaminar com o Covid-19.

A empresa onde Geovana trabalha está de quarentena, no entanto, como ela tem boa saúde, decidiu não ficar em casa de ‘braços cruzados’. “É uma oportunidade que tenho de ajudar”, declara.

Todos os envolvidos no projeto têm tomado as medidas de higiene para evitar contrair e transmitir o vírus, explica a consócia Thalia Souza, de 19 anos.

Thalia diz que os jovens decidiram se arriscar pensando na coletividade. “A chance de a gente ter a doença no estágio mais sério é muito pequena, já para as pessoas que estão no grupo de risco, os efeitos são muito graves, portanto, decidimos ajudar”.

Tudo o que ela e amigos aprenderam na SSVP foram preponderantes para tomar a decisão de ajudar neste momento de pandemia. “Eu acho que se Ozanam estivesse vivo, ele ficaria feliz em saber que estamos seguindo os passos dele, ajudando a preservar as vidas das pessoas”, finaliza.

Mentores do projeto em Arcos (MG)

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY