Além do serviço prestado aos Pobres, os vicentinos brasileiros tiveram mais um compromisso importante nesta semana. Ontem (31), eles ajudaram a confeccionar o tradicional tapete de Corpus Christi.
Nas diversas regiões do país, confrades e consócias de idades variadas trabalharam na produção do caminho enfeitado por onde padres conduziram o ostensório com o Corpo de Cristo representado na hóstia.
Em muitos lugares, os vicentinos aproveitaram para demonstrar o amor pela Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), recriando a bandeira da instituição nos tapetes, confeccionados de serragem, sal colorido, borra de café, areia, flores, farinhas, entre outros materiais, conforme fotos publicadas ao final desta matéria.
Uma tradição que a consócia Maria Santana de Brito, coordenadora de Conferência de Criança Adolescente (CCA) do Conselho Central de Caicó (RN), faz questão de preservar. Ela e os pequenos vicentinos trabalharam desde às 5h para que o tapete ficasse pronto. Depois, à tarde, vigiaram a arte e, à noite, contribuíram com um cordão de isolamento por onde o bispo ia passar. “Participamos há 3 anos como forma de incentivar com que nossas crianças e adolescentes mantenham esta cultura de enfeitar as ruas e aprendam mais sobre a Festa de Corpus Christi”, explica ela.
Os tapetes começaram a ser produzidos em Portugal e esta tradição aportou no Brasil durante o período de colonização. Na Festa de Corpus Christi, os fiéis ilustram nas ruas representações de cenas bíblicas, objetos devocionais e outros elementos alusivos à figura de Cristo, do pão e do cálice.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL