Presidente nacional pede que vicentinos trabalhem com coragem, ousadia e zelo

0
3018

O confrade Cristian Reis da Luz completou o primeiro mês como presidente nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no Brasil, nessa última terça (3). Para marcar a data, a Ozanam.tv elaborou um vídeo a partir de uma entrevista especial feita com Cristian no dia da posse (ela está disponível no topo desta matéria. Assista ao vídeo).

Nesse primeiro mês, já foram muitas atividades desenvolvidas. Dentre elas, várias reuniões com os membros da diretoria. Esses encontros aconteceram em prol da organização da nova Plenária Nacional, que será realizada em novembro, quando eles devem ouvir os anseios dos presidentes de Conselhos Metropolitanos e, a partir de então, vão traçar o plano de trabalho dos próximos 4 anos. Também houve no período uma homenagem aos vicentinos na Câmara dos Deputados de Brasília e Cristian tornou-se pai pela segunda vez. A filha Helena nasceu.

Na entrevista, feita pelo confrade Alison Souto, o novo presidente pede que os vicentinos brasileiros trabalhem pelos Pobres com coragem, ousadia e zelo. Também faz uma recomendação especial. “Sejam fiéis aos ensinamentos de Ozanam e São Vicente, e tentem fazer o que há de melhor de mudança na vida dos Pobres; uma mudança radical para que possam sair da situação em que se encontram”.

Vocação vicentina

O presidente conta na gravação que ingressou nas fileiras vicentinas ainda na infância, por convite do avô. Quando fez a primeira visita a uma família carente, viu que servir os Pobres era o caminho que desejaria seguir. “A partir do que vivi na SSVP, eu me tornei uma pessoa melhor; com o olhar mais atento para as necessidades do outro”.

Planos

“Quero escutar as bases. Não temos um plano enorme de trabalho. A primeira iniciativa é de nos reunirmos com os presidentes de CM’s e diretoria em BH, no mês de novembro, quando poderemos discutir diversos assuntos para os próximos anos. Não faltarão Projetos Sociais de Mudança Sistêmica e parcerias com a Família Vicentina e o Conselho Geral Internacional”, afirma Cristian.

Desafios

Segundo Cristian, os desafios são muitos. Dentre eles, tornar a SSVP mais atrativa para os jovens e crianças. “Assim, teremos mais pessoas servindo os Pobres, a quem tanto amamos”. Ele ressalta ainda que é importante ter um olhar atento para a parte administrativa da instituição, por causa do patrimônio e das Obras Unidas.

Orações

Cristian e diretoria têm contado com as orações dos vicentinos brasileiros. “Peço a vocês orações para que sejamos assertivos em nossas atividades. Queremos melhorar a vida das pessoas que sofrem, aquelas pessoas que necessitam de nós”.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY