É comum que pessoas procurem a confraria vicentina em busca de alimento para o corpo, certamente precisam de ajuda, e acreditam que são incapazes de resolver por si só os problemas que as afligem naqueles momentos de suas vidas. Retornam para suas casas levando nas “cestas” recebidas o arroz, feijão, macarrão etc… alguns poucos mantimentos que a confraria pode arrecadar com a ajuda amorosa dos irmãos da comunidade religiosa que frequentam.

Observando a relação entre assistido e comunidade vicentina, percebemos outros elementos que beneficiam o assistido. Me  refiro às várias formas da manifestação do AMOR INCONDICIONAL à demonstração da manifestação de Deus na vida do homem, a força motivadora que impele o vicentino a servir desinteressadamente, independente das características de raça, cor, credo, condição social e política de seus assistidos.

O vicentino, imbuído do ardoroso desejo de elevar os cidadãos mais “humildes” a um patamar de consciência em que se reconheçam dignos de Filhos de Deus, investe na grande OBRA por meio do seu serviço abnegado, de suas preces fervorosas, dos louvores entoados com alegria, gerando um ‘Mar de Bênçãos Divinas’ que ficam à disposição das pessoas que delas necessitam. Assim, a comunidade vicentina se firma como instrumento de Deus, um FOCO DE LUZ nos desertos das criações e ambições humanas.

O assistido, quando entra no ambiente “previamente CONSAGRADO pela conduta VICENTINA”, se envolve na atmosfera amorosa, sutil, que traz conforto e alegria ao seu coração. Sem a plena consciência da ação de Deus em nossas vidas, só percebemos sua ação quando a mudança é perceptível aos nossos olhos físicos, quando ela se manifesta na parte externa do ser, ignoramos pois a importante mudança invisível aos olhos, a mudança que conforta a alma, promove o bom convívio, o bem-estar; aquela que contribui para a saúde psicológica e capacita para atender às pequenas necessidades da vida diária.

Nos mantenhamos então SILENCIOSOS, ardorosos servidores e doadores na ‘Seara’ do Amor de Deus. Sejamos a influência promovedora da paz, da saúde e do crescimento espiritual e material de nossos assistidos.

Aspirante Joaquim Afonso da Silveira
Conselho Metropolitano do Rio de Janeiro

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY