“Não podemos dizer não a um chamado, pois somos vocacionados a servir onde formos convocados”

0
1883

Dando continuidade à apresentação dos novos membros da diretoria do CNB, que ficarão à frente das ações dos vicentinos até 2026, hoje vamos apresentar o novo coordenador da ECAFO, confrade César Custódio da Silva. O departamento é responsável por orientar a formação espiritual dos vicentinos em diversos níveis, desde os pequenos, que começam a participar das Conferência, crianças e adolescentes, até os adultos, que mais tarde entram para os Conselhos Particulares, Centrais e Metropolitanos.

“Não podemos dizer não a um chamado, pois somos vocacionados a servir onde formos convocados”, explica o confrade César ao ser perguntado sobre o porquê ter aceitado o seu novo cargo junto à nova diretoria.

E o confrade César entende bem como esse chamado é poderoso. Ele iniciou a sua vida vicentina em 1968, aos sete anos de idade, quando acompanhava o pai e o avô nas visitas às famílias assistidas. “Aprendi com eles os primeiros passos como vicentino. Me marcou profundamente o zelo e carinho que ambos tinham com a SSVP e as famílias assistidas”.

O primeiro cargo de César foi como secretário na Conferência Nossa Senhora das Graças de Bom Jesus do Rio Preto, em Inhapim/MG: “lembro com detalhes os ensinamento do meu pai quando fui redigir minha primeira ata da Conferência como secretário”, conta o novo coordenador do ECAFO. “Sou muito grato ao meu pai que me incentivou, ensinou e me acompanhou no meu primeiro cargo na SSVP. Com certeza, sem ele eu não teria conseguido exercer o meu encargo”.

Depois disso, confrade César foi secretário, presidente e tesoureiro da Conferência. “Atuei como tesoureiro e presidente de CP, tesoureiro e presidente de CC, membro de diretoria, vice-presidente e colaborador da equipe da ECAFO do nosso CM”, elenca Cesar. “Fui vice-presidente da R2. No meu CC sempre fiz parte da equipe da ECAFO. Atualmente estou como tesoureiro da conferência que participo, vice-presidente do CP, também estou na equipe da ECAFO do CC e, agora, sou coordenador nacional da ECAFO”, relembra o confrade.

Confrade César pontua que os maiores desafios dessa sua nova missão serão levar a formação nas bases, CPs e Conferências, reavivando a espiritualidade vicentina, despertando o sentimento de pertença à SSVP e reavivando o carisma vicentino nos membros. “Temos um enorme trabalho, muito a realizar, mas estamos confiantes que iremos vencer”, finaliza o confrade.

Para saber mais sobre o confrade César e os novos membros da diretoria, acompanhe o site da SSVP e as redes sociais.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY