Missionários formam vicentinos em comunidade que não tem acesso à informação

0
3416
Formação em Várzea

 

Várzea é uma comunidade rural do município de Princesa Isabel, no sertão da Paraíba. Não é só a água que falta. A internet também. Agência dos Correios só na cidade vizinha. São muitos os desafios de comunicação e informação vicentina, porque o Conselho Central da área fica a 300 quilômetros. Os membros não conheciam, por exemplo, a oração de São Vicente de Paulo e não sabiam que a saudação ‘Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo’ era feita de pé. Por esses motivos, a região recebe os missionários do Conselho Nacional do Brasil (CNB).

Reunidos no salão de eventos da Capela de Perpétuo Socorro, cerca de 30 vicentinos participaram de uma formação sobre temas relacionados à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) e Nova Diretoria para a Conferência São Vicente de Paulo, que será posteriormente empossada.

Embora com pouca informação, os missionários encontraram um povo muito caridoso, gentil e acolhedor. “Eu estou apaixonada por esta região e muito feliz com a oportunidade de estar aqui, em nome do CNB, contribuindo na formação, e tendo a chance de conviver e aprender com cada um de vocês, que trabalha com uma simplicidade que nos encanta”, declarou a consócia Margarete Santos, coordenadora do Departamento Missionário.

A consócia Maria Alves da Silva (73) não se continha diante de tanta felicidade por causa da visita dos missionários. “É alegria que não cabe no peito. Estou encantada por todos. O carinho com que nos tratam é tanto, que a gente sente como se fossem membros da nossa família”. Maria é uma das fundadoras da Conferência do Perpétuo Socorro. Ela participava de uma Unidade Vicentina em Princesa Isabel, mas era difícil ir até a cidade. Reuniu os amigos e conseguiu sensibilizá-los a ingressarem nas fileiras vicentinas.

A Conferência já está em atividades há 12 anos.

MANAÍRA

Formação de vicentinos em Manaíra
Formação de vicentinos em Manaíra

As formações continuaram na tarde deste sábado, em Manaíra, cidade próxima a Princesa Isabel. Os missionários repassaram informações básicas para 18 membros da Conferência Nossa Senhora das Dores, na Capela Nossa Senhora do Bom Conselho.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY