As reflexões vicentinas embasadas no tema Contra as pobrezas agir juntos vão até 31 de dezembro. A partir do dia 1º de janeiro de 2019, o trabalho dos confrades e consócias brasileiros passa a ser pautado pela nova temática – Mestres e Senhores. A escolha de um assunto comum para ser estudado por Conferências e Conselhos de todo país é um projeto da Assessoria Espiritual do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP).

A partir de 2019 serão divulgados diversos materiais sobre a matéria, facilitando o estudo e entendimento a respeito de que o CNB espera com o novo tema de trabalho.

Nesse último sábado (1º) houve o lançamento da carta explicativa do ano temático, durante a reunião ordinária do Conselho Nacional, realizada na área do Conselho Metropolitano de Olinda e Recife (PE). CLIQUE AQUI para ler a íntegra do documento.

A seguir, alguns tópicos importantes e explicativos extraídos da carta, assinada pelo padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), assessor Espiritual do CNB; pelo confrade Cristian Reis da Luz, presidente nacional da SSVP; e pelos vices: Elisabete Maria de Castro, Neusa Gomes de Araújo e Luis Ricardo Roncaglia.

MESTRES E SENHORES

“Os Pobres que são nossos Mestres e Senhores! Ozanam reconheceu isso com uma profunda espiritualidade: ‘Os Pobres, nós Os enxergamos com os olhos da carne. Eles estão aí! Podemos tocar o dedo em suas chagas: aqui a incredulidade não é mais possível – É preciso cair de joelhos aos seus pés e gritar: MEU SENHOR E MEU DEUS! Vocês são nossos Mestres e seremos Seus Servos. Vocês são para nós imagens sagradas do Deus que não enxergamos. Não podendo amá-Lo de outro jeito, nós O amaremos em vocês”.

UNIDADE

“O serviço aos Pobres, nossos Mestres e Senhores, faz com que a SSVP seja um só rosto e uma só força a viver o amor e a caridade numa sociedade excludente e capitalista”

CARACTERÍSTICA VICENTINA

“O confrade e a consócia que não abrem mão de viver o Carisma Vicentino serão sempre pessoas livres, desapegadas, renovadas, rejuvenescidas e inseridas. Pessoas que por onde passam transbordam alegria, vida, fraternidade; cheiram o jeito de Ozanam e seus companheiros”.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY