Fim da Plenária coincide com 147 anos da SSVP no Brasil

0
2817

Hoje (4) foi o último dia da Plenária Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), evento que reuniu lideranças vicentinas do país todo para votarem projetos, se capacitarem e pensarem em projetos para expansão e efetividade de atuação da instituição. A data coincide com o aniversário de 147 anos de fundação da SSVP no Brasil.

Apesar do caráter celebrativo da data, ela também deve levar a todos os membros à reflexão. A proposta é do confrade Cristian Reis da Luz, presidente nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo. Segundo ele, os vicentinos precisam acreditar que são uma força dentro da Igreja.

Ele também impele os membros a terem sempre um olhar de misericórdia voltado aos Pobres. Isto significa não julgá-Los. “O nosso olhar sacramental é de entender que aquilo que os nossos Mestres e Senhores sofrem, nós não sofremos, por isso, precisamos entender e servir. Afinal, estamos na SSVP para servir”. O comentário do presidente vem em resposta a membros da instituição que fazem comentários preconceituosos e em desacordo ao Evangelho, principalmente nas redes sociais.

ACREDITAR  

Cristian defende que apesar das dificuldades, a SSVP tem se expandido dentro do território brasileiro, e que o Conselho Nacional vai sempre caminhar lado a lado dos confrades e das consócias do país que lutam com muita dedicação e muito zelo em favor dos Pobres. “Cada dia que nasce é uma nova oportunidade. Não percam a oportunidade. Deem o máximo e as recompensas virão. Vocês podem! Desistir não deve fazer parte do vocabulário de vocês e nem dos Pobres. Sonhe com os Pobres. Vocês e os Pobres podem alcançar as estrelas”, motiva.

PROJETOS

Em consonância com a fala do presidente, em que pede vicentinos cada vez mais servidores, uma das atuações para um serviço efetivo é a implantação dos Projetos Sociais. Esta é uma proposta do CNB que investe em ações de Mudança de Estruturas. É simples! Propostas que podem retirar as famílias assistidas da situação de pobreza, a exemplo de profissionalização ou abertura de um pequeno negócio, recebem recursos para serem implantados.

A consócia Neusa Gomes, segunda vice-presidente do CNB, orienta que os vicentinos estejam cada vez mais engajados com os Projetos, pois eles são um meio eficiente de promoção social.

NOVO ANO TEMÁTICO

Uma das novidades desta Plenária Nacional é o lançamento do ano temático. Será: REDE DE CARIDADE. O confrade Cristian Reis anunciou que os subsídios referentes a ele serão publicados por meio de fascículos divulgados na revista Boletim Brasileiro. Padre Mizaél Poggioli (Congregação da Missão-CM) não poderá escrevê-los. A redação será assumida pelo padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), assessor Espiritual do CNB, e pela Irmã Carolina Mureb (Filha da Caridade-FC).

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY