Filme sobre São Vicente é ótima dica para vicentinos

Produzido em 1947, filme foi ganhador de Oscar de melhor filme estrangeiro.

0
10171

Uma boa dica de entretenimento é assistir ao filme ‘São Vicente, o capelão das galeras’ (cujo título original é Monsieur Vicent). A obra cinematográfica é de origem francesa e foi estreada em 1947, no entanto, as lições continuam atuais para os dias de hoje. O filme mostra um lado da Igreja que se preocupa com o próximo. É o fato que, na opinião do crítico de cinema Guilherme Coral, chama atenção. “Curiosamente pouco vemos sobre os homens e mulheres do clero que lutaram pelo próximo – não que esses sejam uma raridade, simplesmente não aparenta ser o foco atual da indústria cinematográfica”.

Ver o filme é um importante chamado para os confrades e consócias já entrarem no clima das comemorações pelos 400 anos do carisma vicentino, celebradas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017. Nesta oportunidade, o convite é refletir sobre as situações dos estrangeiros no mundo de hoje, promover a integração entre os Ramos da Família Vicentina e difundir o modelo de caridade de São Vicente de Paulo, que este ano, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foi escolhido o patrono da Europa.

O filme “São Vicente, o capelão das galeras” tem a duração de cem minutos e a classificação indicativa é de 10 anos. Mostra a biografia do santo e o trabalho dele de organizar as pessoas em grupos de filantropia para que a assistência aos mais pobres não fosse apenas um gesto esporádico, mas um exercício contínuo dos cristãos.

O filme estreou em 1947. Tem roteiro escrito por Maurice Cloche, Jean Anouilh e Jean Bernard-Luc. Pierre Fresnay, que interpreta São Vicente, ganhou o prêmio de melhor ator do Festival de Veneza. A produção cinematográfica também recebeu um Oscar e um Globo de Ouro.

Há lojas na internet que vendem o DVD com o filme e ele também pode ser encontrado legendado em português em canais do YouTube, a exemplo deste aqui: https://www.youtube.com/watch?v=C34LZlzSQJY

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY