Encontro das Regiões 1 e 2 fortalece laços vicentinos

0
313

Entre os dias 24, 25 e 26 de maio, a Comunidade Sementes do Verbo, no Rio de Janeiro/RJ, recebeu o Encontro das Regiões 1 e 2 da SSVP do Brasil. O evento, cujo tema foi “Andar com fé eu vou…”, reuniu 170 participantes de diversos Conselhos Centrais e Metropolitanos, proporcionando momentos de formação, espiritualidade e troca de experiências.

Programação e Atividades

A programação do encontro teve foco na capacitação e motivação das lideranças vicentinas, reforçando a importância da fé e do compromisso com a missão vicentina. A recepção na sexta-feira incluiu jantar e a dinâmica do abraço, conduzida pela consócia Vânia Peres, Vice Presidente da Região 1, e pelo confrade Carlos Wagner, Coordenador da ECAFO. 

No sábado, após a oração da manhã com o Diácono Elias, as palestras abordaram temas como “Andar com fé eu vou”, com a Irmã Carolina, e “Somos Ozanans e Vicentes nos dias de hoje”, com o Padre Emanoel Bedê, Assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil (CNB). O confrade Márcio José da Silva, Presidente do CNB, participou de um bate-papo interativo, seguido por uma dinâmica reflexiva conduzida pelo Diácono Elias.

O domingo começou com a celebração da missa pelo Padre Eli Chaves dos Santos, da Congregação da Missão, e contou com a presença do confrade Willian Dimas, 5º Vice Presidente do CNB, que fez uma reflexão sobre a missão vicentina em referência à nova Regra.

Além das palestras e dinâmicas, os participantes tiveram acesso ao “Cantinho do Cuidado”, onde puderam usufruir de massagens relaxantes e atendimento psicológico pela Rede de Afeto da SSVP. Produtos vicentinos foram vendidos, proporcionando grande divulgação e economia de frete na aquisição dos mesmos.

Impacto do Encontro nas Regiões

Os encontros regionais são oportunidades valiosas para fortalecer os laços entre as lideranças e as bases da SSVP. Segundo a Vice Presidente da Região 2, Maria Margarete Santos, o evento foi um marco de fortalecimento para a SSVP, proporcionando aprendizado e capacitação aos participantes, que voltaram às suas áreas de atuação com mais disposição e amor à causa vicentina. “Nos encontros regionais, temos a oportunidade estarmos próximos das Lideranças de nossa base na SSVP. E este teve um gostinho muito especial, devido sua realização em conjunto.”, explica a consócia. 

Para Jacson Teixeira Lemos, Vice Presidente do Conselho Central de Vitória/ES,  e participante do encontro, o evento foi fundamental para o crescimento da liderança vicentina. “O encontro foi fundamental para o meu crescimento de liderança e acredito que serviu para todos que estavam ali. Sabemos que precisamos seguir a regra como pede e, às vezes, não é isso que acontece. Temos que corrigir esse ponto para ser um vicentino melhor e seguir os passos de Jesus Cristo. Dar o máximo para promover os nossos Mestres e Senhores. Esse é nosso objetivo.”, destacou Jacson.

Momentos Marcantes 

O Encontro das Regiões 1 e 2 contou ainda com a presença da relíquia do Beato Antônio Frederico Ozanam, um momento de grande significado para todos os presentes. As considerações finais foram feitas pelo confrade Jean de Morais Araújo, 2º Vice Presidente do CNB, e pelo confrade Nelson de Souza, Presidente do CMRJ, que expressou gratidão e encerrou o evento.

A Vice Presidente da Região 1, Vânia Peres, ressaltou a importância do evento: “Este encontro foi uma oportunidade para os presidentes e representantes de Conselhos Centrais conhecerem a Sede do CNB e vivenciarem experiências de oração e aprendizado. Saímos mais conscientes das nossas responsabilidades e comprometidos com a missão vicentina”.

Leonardo Carvalho, participante do CM de Ouro Preto/MG, expressou sua gratidão: “Foi maravilhoso estar com todos vocês. As orientações recebidas nos norteiam para um trabalho ímpar dentro das nossas unidades vicentinas. A soma dos acontecimentos deste final de semana reafirmou que aqui é o meu lugar, e que o carisma vicentino é para a vida”.

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY