Em Juiz de Fora (MG), relíquia desperta curiosidade e comoção

0
3808

Uma caminhonete decorada seguida por carros que faziam ‘buzinaço’ despertava a curiosidade de moradores de Juiz de Fora (MG), no início deste mês. Aqueles que eram vicentinos, reverenciavam-se em sinal de respeito e admiração, por saberem se tratar da carreata com a relíquia do Bem-aventurado Antônio Frederico Ozanam, um dos principais fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Já quem não era ligado  à instituição, parava, aplaudia e se mostrava curioso para entender o que era aquele momento.

Assim foi a recepção da relíquia no Conselho Metropolitano de Juiz de Fora, o primeiro a recebê-la na Região II. Antes, ela estava no Conselho Metropolitano de Maringá (PR). Foi levada do Paraná para Minas Gerais pelo presidente da SSVP paranaense, confrade Vitor Gomes.

Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, diante da relíquia de Ozanam

A relíquia – um pedaço de linho usado por Ozanam – chegou na sede do Metropolitano mineiro e, de lá, saiu em carreata para o Seminário Sagrado Coração de Jesus, onde acontecia um Retiro Espiritual com as lideranças vicentinas da área. Houve momentos de orações, coordenados pelo padre Alexandre Nahass Franco (Congregação da Missão-CM), assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil; e pelo diácono Jorge Luiz, assessor Espiritual do Metropolitano. As atividades foram encerradas com a Santa Missa.

Depois, começou a peregrinação da relíquia pelos Centrais. Ela já percorreu metade dos nove da área. No início do próximo mês, será conduzida ao Conselho Metropolitano de Volta Redonda (RJ).

Uma experiência de fé. Assim define a consócia Jordânia Eugênio, coordenadora do Departamento Missionário do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora, e coordenadora da peregrinação. “A relíquia está, inclusive, indo a casas de pessoas que precisam de visitas, a exemplo de doentes e idosos. Tem sido uma oportunidade dos vicentinos se sentirem próximos de Ozanam, e de tudo o que aprenderam ao longo dos anos sobre o principal fundador da SSVP”, complementa.

 

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

 

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY