Conheça as novas presidentes de CMs

0
3476

As mulheres estão cada dia mais nos centros de comando e de representatividade de nosso país. Na SSVP não é diferente: as consócias são cada dia mais presentes nas conferências e conselhos. E isso não é de hoje. Duas mulheres já chegaram ao cargo máximo da Sociedade, à presidência do Conselho Nacional do Brasil: Maria Geralda Ferreia – Ada (2009/2013) e Emília Fernandes F. Jerônimo (2013/2019). 

Agora, nas últimas eleições, três novas mulheres assumiram o posto de presidente de Conselhos Metropolitanos. O site da SSVP traça um perfil de cada uma delas, que certamente nos deixam uma história de ação, amor, motivação e força.

Vamos conhecer um pouquinho da trajetória delas? 

– Luiza Nayara Mendes Costa – 28 anos 

1. CM que preside: Conselho Metropolitano de Belém. Abrange os estados do Pará, Acre, Amazonas e Roraima.

2. Mandato: Empossada no dia 15 de agosto de 2021. Mandato de 15/08/2021 a 15/08/2025.

3. Como e quando entrou para SSVP: “Participo da SSVP desde o nascimento. Minha avó foi vicentina, minha mãe é vicentina, meu pai foi vicentino. Fui proclamada por volta dos 10 anos, quando conclui minha Primeira Eucaristia. Sempre gostei de ser vicentina, mas o meu “apaixonar-se” de fato se deu durante o Encontro Internacional de Juventude Vicentina, ocorrido em 2013, na Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves/ BH. O encontro foi certamente um divisor de águas na minha caminhada vicentina.”

4. Outros cargos que assumiu: Presidente de Conferência, Secretária de Conselho Particular, Tesoureira de Conferência, Coordenadora de CJ de Conselho Central, membro da Comissão de Jovens do CM e membro da Comissão de Jovens do Conselho Nacional do Brasil para Região 7.

5. O que levou a querer ser presidente: “O amor pela SSVP e acreditar no trabalho que realizamos. Vontade de transformar a realidade do CM, partindo de um olhar mais jovem, comunicativo e participativo.”

6. Principais desafios: “A extensão territorial, que é grande e consequentemente, a locomoção; alguns fatores administrativos que precisam ser trabalhados e iniciar a gestão durante uma realidade de pandemia, com todos os desafios inerentes a esse período específico”.

7. Frase ou citação que a motiva: “O amor é inventivo até o infinito.” São Vicente de Paulo, bem como, pensar que ” Se não eu, quem? Se não agora, quando?”.

8. Qual a importância das mulheres em cargos de comando da SSVP: “Primeiramente que acredito na importância de estabelecer igualdade de gênero, contribuindo assim para a igualdade na sociedade como um todo e não somente dentro da SSVP. Segundo, que mulheres tem plena capacidade física, mental e profissional para atuar em qualquer área que desejem. Tanto homens quanto mulheres possuem dentro de si potencialidades naturais . E normalmente no perfil feminino o zelo e o cuidado são virtudes naturalmente afloradas, o que faz com que vejamos com mais atenção detalhes que sabemos bem o quanto fazem diferença. Isso, por sua vez, é essencial dentro da gestão e de um papel de liderança na SSVP.”

– Neusa Gomes de Araújo, a Neusinha – 56 anos 

1. CM que preside: Conselho Metropolitano de Belo Horizonte, engloba Belo Horizonte e região Metropolitana (exceto Contagem e Betim, que pertencem ao Conselho de Contagem).

2. Mandato: Foi empossada em 03 de outubro de 2021. Mandato de 06/10/2021 a 02/10/2025.

3. Como e quando entrou para SSVP: “Entrei para a SSVP em 1988, a convite de amigos de grupo de jovens, para fazer um retiro de carnaval no Centro de Formação Vicentina. Lá fui apresentada pela SSVP e me apaixonei pelo trabalho.”

4. Outros cargos que assumiu: Foi presidente de Conferência, vice-presidente para a região 1 do CNB, está na segunda vice-presidência do CNB (últimos dois mandatos) e está presidente do CP Nossa Senhora Rainha da Paz (segundo mandato).

5. O que levou a querer ser presidente: “Me candidatei por entender que estou a serviço da SSVP, que posso contribuir com os conhecimentos que adquiri ao longo desses anos, por amor à SSVP e aos pobres, pela disposição em dizer SIM a Deus!”

6. Principais desafios: O maior desafio hoje é fortalecer as bases: Conferências e CPs. Realizar um trabalho de Missão e Formação para dar continuidade aos trabalhos juntos aos mais necessitados. Outro desafio é desenvolver Projetos Sociais que atenda as pessoas carentes, contribuindo para a diminuição da mísera entre as pessoas que acompanhamos.

7. Frase ou citação que a motiva: “A única regra a ser imposta para as ações humanas é a do amor: O amor a Deus infinito, imenso, sem limites; O amor ao próximo, aproximando-se do amor de Deus; Enfim, o amor a si mesmo, subordinando aos outros dois.” – Carta a Auguste Materne, 19/04/1832.

8. Qual a importância das mulheres em cargos de comando da SSVP: “As mulheres têm sua importância, seja no conhecimento, na curiosidade e no desejo de aprender e colocar em prática, a serviço dos outros; na sensibilidade de olhar, como Maria as necessidades e procurar resolver. Na alegria, leveza e amabilidade.”

– Venina Aparecida de Souza – 63 anos

1. CM que preside: Conselho Metropolitano de Juiz de Fora, composto por nove Conselhos Centrais e que abrange 55 cidades 

2. Mandato: Empossada dia 17 de outubro de 2021. Mandato de 17/10/21 a 16/10/25.

3. Como e quando entrou para SSVP: “Ingressei na Sociedade de São Vicente de Paulo, a convite do confrade Antônio Riani, no ano de 1974, sendo proclamada em 01/08/1976, na Conferência São Geraldo. Na época, a conferência era formada só por confrades, sendo eu e mais seis mulheres as primeiras a tornar a conferência mista.”

4. Outros cargos que assumiu: Ocupei vários cargos, entre eles, Presidente e Secretária da Conferência São Geraldo, Presidente do Conselho Particular Nossa Senhora das Dores e Presidente do Conselho Central Santo Antônio.

5. O que levou a querer ser presidente: “Estar a serviço da SSVP, ao longo dos meus 44 anos. Minha maior motivação é servir e cuidar dos Pobres. Minha candidatura para este encargo foi para contribuir com os trabalhos do Conselho Metropolitano de Juiz de Fora, com responsabilidade e zelo.”

6. Principais desafios: “Sei que a caminhada terá vários desafios, mas eu e minha diretoria assumimos o Conselho Metropolitano em um momento diferente que é a pandemia mundial, sendo assim o maior desafio é animar, motivar, reanimar, buscar, fortalecer e cuidar de cada conferência, cuidando desta forma de cada confrade e consócia para que possamos cuidar dos Pobres”.

7. Frase ou citação que a motiva: “ ‘Não sou daqui nem dali, mas de qualquer lugar onde Deus quer que eu esteja.’ (São Vicente de Paulo). Este é o lema da atual gestão. Estamos inspirados nos exemplos de nosso patrono e de nossos fundadores.”

8. Qual a importância das mulheres em cargos de comando da SSVP: “As mulheres vêm pra somar, pois temos um olhar de cuidado, de carinho e mais profundo, que nos permite contribuir com a Rede de Caridade, nos inspirando no exemplo de Maria, que se colocou à disposição “Eis me aqui a serva do Senhor”. Assim nos colocamos a serviço da SSVP com disposição, entrega e amor para cuidar das nossas unidades vicentinas.”  

Comente pelo Facebook

LEAVE A REPLY